Bússola: Como usar o básico desta antiga ferramenta de orientação

Pergunte a qualquer pessoa o que é uma bússola, que a resposta é automática: instrumento de navegação com uma agulha magnetizada que aponta sempre para o norte, permitindo determinar direções. Mesmo sendo um dos instrumentos de orientação mais antigos do mundo, não há muitas pessoas que sabem usar.

Este pequeno aparelho, que foi fundamental para o desenvolvimento das civilizações no século XVI, ainda é um mistério. Portanto, pelo menos para quem planeja mergulhar de cabeça em atividades outdoor, saber ao menos utilizar, meio que de maneira básica, este aparelho ajuda bastante em qualquer situação.

As instruções de como usar a bússola abaixo são somente para noções básicas, para quem ainda não está acostumado a utilizar o aparelho. Noções mais avançadas de navegação, serão abordadas em um outro artigo mais técnico e mais detalhado.

Origem da bússola

Foto: http://filosofiaemvideo.com.br/

A origem da bússola remete à Grécia Antiga, civilização que durou dos séculos XII a.C. até 600 d.C. Os gregos clássicos davam grande importância ao conhecimento, por isso sua cultura permitiu explorar e progredir em muitos campos da ciência, matemática e filosofia.

Segundo o filósofo grego Aristóteles, que viveu de 384 a.C. a 322 a.C, Tales de Mileto (filósofo, matemático, engenheiro, homem de negócios, astrônomo da Grécia Antiga e o primeiro filósofo ocidental) foi o descobridor das pedras que atraiam metais.

Porém a pedra que atraíam metais, o ímã, e a bússola ainda não tinham sido desenvolvidos. Foi somente no século I que os chineses inventaram o que conhecemos hoje como bússola. Na época, segundo historiadores concluíram, era apenas uma colher que apontava para o sul e seu nome era “Si Nan”. Quase 900 anos depois, esta colher foi substituída por uma folha de ferro em formato de peixe, que foi chamada de “peixe que aponta para o sul”.

A magnetização desta folha era feita aquecendo-a até ficar quase incandescente e logo em seguida mergulhando-a na água. Deixando esta folha sobre a água parada, a cauda do suposto peixe apontava para o sul. Mais de um século depois, por volta do século XI, os chineses trocaram o “peixe que aponta para o sul” por uma agulha, a qual era suspensa por um fio de seda.

Nesta época existiam dois tipos de bússolas secas e molhadas:

  • Bússolas secas: pequenas tartarugas talhadas em madeira que continham magnetite e que giravam sobre um eixo de bambu
  • Bússolas úmidas: barras de metal que flutuavam sobre a água

Passado mais um século, este tipo de conhecimento acabou chegando à Europa Ocidental, por meio das rotas comerciais, as quais o mercador Marco Polo, que viveu de 1254 a 1324, ajudou a difundir. No ano de 1302, Flávio Gioia aperfeiçoou o aparelho, colocando a agulha em um cartão com a rosa-dos-ventos desenhada. A bússola dos navegadores estava desenvolvida. Porém, somente em 1417, quando intelectuais pertencentes à Escola de Sagres (uma escola considerada pioneira na tecnologia marítima, mas de existência contestada por historiadores), desenvolveram o modelo que conhecemos hoje.

O protótipo mais antigo da bússola líquida pertenceu a Sir Edmund Halley, por volta do ano de 1690. Já a bússola de rolamento apareceu no início do século XVIII. No ano de 1885, a bússola de mão tinha sido patenteada. Mas foi somente no século XIX, que a bússola moderna foi elaborada. Esta invenção é creditada ao físico inglês William Sturgeon, que construiu em 1825 o primeiro eletroímã. A partir disso, foram criados diversos tipos de bússola.

Como usar bússola

Para entender como usar a bússola, é necessário antes conhecer o que o seu layout significa. Existem vários modelos, sendo cada um relativamente diferente um do outro. Mas obviamente todas possuem uma coisa em comum: agulha magnetizada que se orienta para os campos magnéticos do planeta Terra.

Procure localizar a ‘seta de direção’, que é uma seta na placa base e que aponta para fora. A marcação dos graus que exibe todos os 360 graus do círculo. A agulha magnética é a agulha que gira dentro da bússola. A seta de orientação é a seta não magnética dentro da cápsula da bússola. As linhas de orientação são aquelas dentro da cápsula da bússola paralelas à seta de orientação.

1 – Coloque a bússola deitada sob a mão, ou em cima do mapa em uma superfície plana, preferencialmente em frente ao seu peito.

2 – Gire a marcação dos graus até que as linhas de orientação se alinhem à seta magnética com os dois apontando os dois para o Norte.

3 – Encontre a direção a qual você está virado olhando para a direção da seta. Por exemplo, se a direção da seta estiver entre o Norte e o Este, você está olhando para o Nordeste.

Quando você estiver caminhando pela floresta ou pelos campos, é bom verificar periodicamente sua direção para saber se você está indo na direção que você pretende. Transfira a direção da rota para o mapa, de modo que a seta da bússola aponte para o Norte Real do mapa.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.