Como usar a física para escalar melhor? Conceitos para aprimorar a técnica com inteligência

O termo grego “physis” que significa “natureza”, e ele deu origem à palavra que conhecemos como Física. O conceito fundamental de Física consiste em ser a disciplina que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis de serem examinados pela observação experimentação enquadrando-os em esquemas lógicos.

Conseguir escalar bem, utilizando a menor força possível, sob a luz da razão é conseguir aplicar os conceitos básicos de mecânica de equilíbrio de forças à movimentação corporal. Portanto para cada tipo de agarra, vias e tipo de rocha há um conceito diferente de física a ser aplicado para otimizar a técnica de escalada.

O canal de youtube Super Deluxe, com mais de 500.000 assinantes, é especializado em entretenimento e conhecimento, divulgou no mês passado um vídeo no qual explica como escaladores aplicam conceitos de física para otimizar a força e gastar o mínimo de energia.

Os produtores convidaram a escaladora Katie Jo Myers para demonstrar como os conceitos de física são aplicados enquanto pratica boulder. O vídeo (você pode assistir no topo do artigo) está inteiramente em inglês, mas pelos gráficos usados é possível entender os conceitos de oposição, fendas, etc.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.