Como se preparar para um trekking – Tudo o que você sempre quis saber e ninguém contou

Muitas pessoas que se inscrevem para uma caminhada longa, ou um curso que envolva esse tipo de atividade, acabam não sabendo como se preparar para esse tipo de aventura.

Mil dúvidas aparecem, como que tipo de equipamentos levar, comida, preparo físico.

Este texto tem como objetivo dar algumas idéias nesse sentido, e são práticas que venho adotando pessoalmente e com clientes, em trekkings em vários países.

Afinal, o que é um trekking?

Achei esta explicação, bem interessante: Trekking :

… é uma atividade na qual pessoas caminham por vários dias em áreas não urbanas ou pouco desenvolvidas.

 – Definição de Trekking

Em outras palavras, no trekking você vai fazer uma jornada a pé por vários dias, especialmente em ambiente de montanha, e vai ter contato com pessoas locais que tem seu modo de vida inalterado por muitas gerações.

Os equipamentos são parte essencial de qualquer aventura. Se você for a um lugar montanhoso, esteja preparado para o frio e vento. Mesmo em lugares quentes, é importante levar alguns itens. Quais são eles? O que não pode nunca faltar em sua mochila é o anorak, ou corta-vento / capa de chuva. Deve ser de um material respirável (senão você vai ficar encharcado devido a sua transpiração) e leve.

Ele tem múltiplas funções, e na hora do perrengue é fundamental.

Foto: Lisete Florenzano

Foto: Lisete Florenzano

Uma situação de chuva e vento, mesmo em lugares quentes, pode ser perigosa e eventualmente levar uma pessoa despreparada à hipotermia. Outro item importante é uma jaqueta / casaco de material sintético que aqueça seu corpo. Hoje em dia usamos muito o fleece, que tem como vantagem o fato de aquecer mesmo estando úmido, além de ser muito leve. A calça de caminhada deve ser confortável.

Uma dica importante é perceber se a barrigueira da mochila que você irá usar fica por cima do cós da calça. Se isso acontecer, procure uma calça que tenha uma cintura mais alta e que não fique “no caminho” da barrigueira da mochila. Isso pode machucar sua cintura a ponto de fazer bolhas… bastante doloroso, principalmente se você vai andar dias e dias com a mochila pesada nas costas. Uma lanterna de boa qualidade, de preferência as “headlamps” ou lanterna de cabeça, é fundamental. E pilhas reserva.

como-se-preparar-trekking-3

Foto: Lisete Florenzano

Botas: Aqui um parágrafo a parte. Imagine que você vai caminhar por dias em um terreno acidentado, com carga extra no seu corpo.

Todo o peso está sobre seus pés, eles merecem uma atenção especial. Ainda assim muitas pessoas vão para esse tipo de aventura com botas velhas, ou tênis de caminhada, e sofrem a cada passo. Botas velhas (com 4 anos ou mais), mesmo com bom aspecto, acabam descolando a sola. Tênis de caminhada são macios demais para esse tipo de terreno. Se você gosta de tênis, procure algum específico para hiking ou trekking.

Existem ótimos no mercado. Se comprar bota ou tênis novos, lembre-se de usar o máximo que puder para amaciá-los, antes da balada. Bolhas nos pés são torturantes. Mochila também merece atenção especial. As mochilas “cargueiras” são maiores e feitas para levar peso.

Foto: Lisete Florenzano

Foto: Lisete Florenzano

Costumam ser mais confortáveis, com espumas mais espessas nas alças e barrigueira.

Vale a pena o investimento, pelo conforto e também para que você consiga por tudo dentro dela. Coisas penduradas do lado de fora, só em último caso, pois ficam enroscando em qualquer graveto que tiver pelo caminho. Fisicamente você deve estar também preparado.

Quanto mais preparado, menos o seu corpo irá ficar cansado / dolorido, e você poderá curtir mais a experiência. Os melhores treinos são aqueles que simulam o que você vai ter ao longo do trekking. E basicamente você vai andar. Portanto, procure fazer caminhadas, se possível todos os dias, com algum peso na mochila (inclusive para que seu corpo se acostume com a mochila).

No começo, coloque pouco peso e depois vá aumentando gradualmente. Uma maneira fácil de conseguir saber o quanto está carregando é encher garrafas PET com água e colocar na mochila (1 litro de água=1kg).

Foto: Lisete Florenzano

Foto: Lisete Florenzano

Corrida é ótimo para melhorar seu condicionamento físico, mas os músculos que você usa são diferentes dos da caminhada. Musculação é um ótimo complemento para os treinos de caminhada com mochila.

Esteja também preparado emocionalmente!

Com certeza você irá encontrar dificuldades e desafios físicos, mas principalmente irá sair de sua zona de conforto e irá se deparar com aspectos de você mesmo, que desconhecia.

Foto: Lisete Florenzano

Foto: Lisete Florenzano

É quando mudanças internas acontecem e crescemos, nos tornamos de alguma forma mais conscientes de nós mesmos e das necessidades dos que estão ao nosso redor.

Bons ventos!

Lisete Florenzano é escaladora há mais de 10 anos, e uma das brasileiras de maior destaque na prática de alta montanha. É formada em Engenharia Mecânica, com mestrado em Bioengenharia, pela USP de São Carlos

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.