Como prevenir lesões com o Pilates?

denise pripas 1 1024x610 Como prevenir lesões com o Pilates?

Foto: NEAF Studio de Pilates

A escalada exige uma série de movimentos repetidos, grandes amplitudes de movimento e muita força.

Este conjunto de fatores gera uma sobrecarga em músculos, tendões, articulações e ligamentos, que ainda pode ser agravada por uma postura incorreta durante a prática.

No meio da escalada são muito comuns entorses de tornozelo; lesões de joelho como ruptura de menisco e do ligamento cruzado anterior, e síndrome fêmoro-patelar; lesões de SLAP e manguito rotador no ombro; e ainda tendinopatia do músculo braquial (conhecida como “cotovelo do escalador”), luxações e rompimento de ligamentos do cotovelo.

É possível verificar também altos índices de dor lombar.

Muitas dessas lesões e dores são decorrentes de um movimento realizado de forma errada. Inicialmente, o atleta pode não perceber nenhum incômodo; porém a médio e longo prazo, este erro de movimento pode causar sérias consequências para o escalador.

O melhor tratamento neste caso é a avaliação e correção do gesto esportivo, que deve ser feito por um fisioterapeuta. Além disso, uma boa postura também ajuda a garantir movimentos mais adequados, pois aumenta a eficiência fisiológica e biomecânica e ajuda a diminuir a sobrecarga sobre as estruturas.

O Pilates é uma ótima ferramenta para alcançar estes objetivos, e pode ser inserido como um bom complemento ao treino de escalada.

Com o método Pilates é possível treinar os movimentos necessários à escalada de forma alinhada e segura e
também fortalecer a musculatura que dá suporte às articulações, aumentando sua estabilidade.

Existe ainda uma alta solicitação dos músculos profundos de abdômen e coluna, ajudando a estabilizar o tronco e prevenir dores e outros problemas de coluna.

Veja abaixo exemplos de como os exercícios do Pilates podem prevenir dores e lesões:

 

 Neste exercício, a escaladora está trabalhando equilíbrio, propriocepção e estabilidade do tornozelo, ajudando a prevenir entorses na região.

 

denise pripas 2 1024x535 Como prevenir lesões com o Pilates?

Foto : NEAF Studio de Pilates

Aqui, estão sendo treinadas a força e estabilidade de membros superiores e abdômen, prevenindo lesões do cotovelo (como a tendinopatia de braquial, luxações e rompimento dos ligamentos do cotovelo) e dores na coluna.

 

denise pripas 3 1024x535 Como prevenir lesões com o Pilates?

Foto: NEAF Studio de Pilates

Neste, temos o fortalecimento de quadríceps, incrementado pelo uso da superfície instável, exigindo estabilidade e equilíbrio.

É importante que o instrutor corrija o posicionamento dos joelhos (manter a patela para frente), prevenindo lesões como a síndrome fêmoro-patelar, cuja principal causa é o desalinhamento dessa articulação.

 

denise pripas 4 Como prevenir lesões com o Pilates?

Foto : NEAF Studio de Pilates

Neste exercício, a atleta está trabalhando o alongamento lateral do tronco, entretanto deve ser exigido o encaixe da escápula durante todo o movimento.

Desta forma, a atleta trabalha a estabilização escapular, e previne lesões de SLAP e manguito rotador no ombro.

Banner Denise600X100 Como prevenir lesões com o Pilates?

Autor: Denise Pripas

PRIPAS 150x150 Como prevenir lesões com o Pilates?

Graduada em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo e Aprimorada pelo Hospital das Clínicas, teve sua formação com ênfase em Fisioterapia Esportiva e Biomecânica, com diversas publicações na área. Atualmente é instrutora e coordenadora da equipe de Pilates da Ready4 e docente no Curso de Formação em Pilates Postura Funcional

Especialista em Pilates e Pilates para Gestantes pelo método Pilates Postura Funcional, atua no treinamento complementar de atletas de diversas modalidades esportivas, além de Pilates em casos de reabilitação.

Também é docente do curso de formação de instrutores de Pilates pelo método Pilates Postura Funcional.

website Como prevenir lesões com o Pilates?

Comente agora

Comentários

There is one comment

Post Your Thoughts