Como ler um mapa topográfico

O mapa é a mais antiga representação de pensamento geográfico do ser humano. O conceito de mapas como temos hoje data desde a Grécia Antiga (1100 a 146 a.C) e Império Romano (27 a.C. a 476 d.C.). Porém, ao longo da história da humanidade, os mapas foram se especializando de acordo com as necessidades das pessoas. Portanto, o mapa topográfico é uma variedade de mapas que se caracterizam pela detalhada representação do relevo por meio de curvas de nível.

Também conhecido como carta topográfica, o mapa topográfico é a representação gráfica mais útil para um praticante de montanhismo. Obviamente que o mais tecnológico dos praticantes de montanhismo dirá que “basta olhar no GPS”. Mas mesmo no GPS saber interpretar as curvas de nível é de grande ajuda para saber do que se tratam as informações disponibilizadas pelo aparelho.

A diferença de um simples mapa que contém as trilhas, e que um mapa topográfico revela o terreno que irá existir em um determinado caminho.

Portanto, ao utilizar um mapa topográfico, é possível visualizar os acessos a montanhas, vales, declives, aclives, assim como qualquer ponto de interesse que passe pelo eventual caminho.

Características de um mapa topográfico

As principais características, além de serem as mais importantes, de um mapa topográfico é:

  • Curvas de nível: O grau de inclinação do terreno. Cada linha representa e conecta pontos que compartilham da mesma elevação. Ou seja, nesta linha está determinada a altitude comum de um terreno.
  • Intervalo de curvas de nível: Distância entre as curvas de nível. Ele revela que quanto mais próximo estão as curvas de nível, mais inclinado é o terreno.
  • Escala: Nível de detalhe de um mapa topográfico. Por exemplo, uma escala de 1:25.000 significa dizer que um centímetro no mapa equivale a 25.000 centímetros na realidade.
  • Indicação de norte: Uma seta que aponta a parte superior do mapa que identifica para onde é o norte.
  • Legenda do mapa: Um ponto-chave e muito importante, pois irá explicar o que significa cada símbolo, linha e cor do mapa topográfico.

Importante também saber utilizar junto do mapa topográfico uma bússola. Para noções básicas de uso de uma bússola, acesse aqui.

Como ler um mapa topográfico

Oriente seu mapa – Usando a bússola oriente a seta que indica o norte do mapa para a mesma posição. Coloque a bússola em um lugar plano em cima do mapa para isso. Vá girando o mapa até a seta e a indicação de norte estiverem na mesma direção.

Encontre sua localização no mapa – Procure ao redor de seu caminho para identificar paisagens que identifique, como montanhas, rios ou florestas. Tente localizar estas características no mapa para encontrar sua posição no mapa.

Leia as curvas de nível – Com as curvas de nível, você terá uma ideia do tipo de terreno que irá percorrer. Lembre-se que quanto mais próximas forem as curvas de nível, mais inclinado é o terreno e, claro, quanto mais separadas forem as curvas de nível, mais plano ele será. Os círculos concêntricos indicam onde se encontram picos e morros. Por convenção, a quinta curva de nível (que indicam valores múltiplos de cinco) é um pouco mais grossa.

Identifique as características da paisagem no mapa, como os cumes: Que são os topos de uma montanha, por isso eles são os contornos mais internos de um conjunto de “anéis” de curva de nível.

A melhor forma de praticar a leitura de um mapa topográfico é identificar as curvas de nível de uma localização que lhe é bastante familiar. Portanto, uma dos grande segredos para um fácil aprendizado, é ir a algum lugar que conhecemos bem e, com um mapa topográfico da região, identificar o que cada elemento do mapa quer identificar.

Logo após realizar um trekking, não importante qual a dificuldade, procure após isso também identificar no mapa topográfico, partes do caminho que ficaram na sua memória.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.