Como lavar roupas e saco de dormir de plumas ou penas de ganso

O praticante de atividades de montanha que convive com baixas temperaturas tem o sonho de comprar uma jaqueta, colete e saco de dormir com forro de penas ou plumas de ganso. O material empregado no forro é altamente eficiente para o aquecimento, e devido à qualidade e custo (não são qualquer fabricante que respeita os animais).

As jaquetas de pluma ou pena de ganso são conhecidas por montanhistas mais antigos como “Duvet” (Que significa Edredom em francês). Chamar uma jaqueta com forro de pluma de ganso de Duvet é o mesmo de se referir a um top feminino de bustiê e assim por diante : é uma palavra em desuso. O equipamento também é conhecida internacionalmente como “Down jacket”.

jaqueta-pena-ganso

Após uso intenso a jaqueta de tempos em tempos necessita ser lavada, e isso requer cuidados especiais, pois não é qualquer lugar, nem em qualquer lugar que pode ser realizado este trabalho.

Uma das grandes desvantagens que existe para a jaqueta com forro de pluma ou pena de ganso é a sua debilidade perante à umidade, pois se este material molhar fira uma espécie de pasta e perde totalmente suas características, não servindo mais para isolar a temperatura. Caso não seja secado adequadamente (para que as plumas molhadas despreguem-se) o equipamento fica inutilizado.

Algumas lavanderias mais sofisticadas possuem equipamentos e materiais apropriados, assim como treinamentos específicos, para a lavagem de produtos com foto de pena de ganso. Há uma lenda dentre montanhistas mais velhos que não existem empresas especializadas, porém não é verdade. No Brasil lavanderias de grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba possuem empresas capacitadas para isso.

Por utilizar produtos químicos, NUNCA lave à seco sua jaqueta

Porém este tipo de serviço especializado, e diferenciado, é caro e dispendioso e pode tornar a lavagem inviável dependendo do orçamento do montanhista. Há ainda a opção de lavar em casa tomando os cuidados certos.

Lavando jaqueta de penas de ganso

maquina-de-lavar-eixo-horizontal

  • Passo 1

Para lavar em máquinas de lavar, use somente as que possuem acesso frontal (eixo horizontal) e de grande capacidade (maior que 8 litros).

Para quem possui máquinas de lavar com acesso pelo topo (eixo vertical) é recomendado que tenha capacidade acima de 10 litros e que seja lavado uma peça por vez. O motivo desta capacidade é relativamente simples: deve ter espaço para a roupa “dançar” na sua lavadora.

Quanto maior apertado o recipiente, mais apertado (com mais abrasão) será. Uma máquina com eixo horizontal “dribla” este tipo de problema por não ter um “pilão” central.

  • Passo 2

nickwaxAjustar a máquina de lavar para água morna, sabão em pó neutro sem aroma ou corante. Importante lembrar que NUNCA usar água fria ou quente, sempre morna.

Nos EUA, assim como alguns países da Europa,  é vendido um produto específico para lavagem de roupas com forro de pena ou pluma de ganso: “Down Wash” da marca Nickwax. UM outro produto muito útil, e que serve para todo tipo de roupa com pena de ganso chama-se “Down wash kit” da marca Grangers. Este kit já vem com as bolinhas para soltarem as penas.

Importante lembrar que NUNCA deve-se usar detergente líquido, amaciante branqueador e similares. Estes produtos estragam toda a proteção à umidade (película GoreTex) além de danificar o banho químico que as plumas de ganso possuem.

No caso de uma emergência, procure usar um amaciante para roupas delicadas, porém use 1/3 da quantidade indicada. Este mínimo de amaciante irá fazer as plumas não grudarem e não perder totalmente o banho químico.

  • Passo 3

Após o ciclo de lavagem ter terminado, repita todo o processo novamente. Somente com água, sem nenhum produto químico.

Após a segunda rodada de lavagem ter terminada, procure enxaguar duas vezes para eliminar resíduos de sabão.

  • Passo 4
Foto: http://bashny.net

Foto: http://bashny.net

Para a secagem do equipamento utilize uma secadora com entrada frontal (eixo horizontal de rotação) e baixo calor (low heat).

Ao colocar o equipamento dentro da máquina de secar, coloque duas bolas de tênis ou squash limpas para que o forro seja “massageado” na secagem.

Esta “massagem é para que as penas se soltem naturalmente.

Retire o equipamento ocasionalmente para algumas sacudidas. Estas sacudidas ajudam a soltar as plumas. 

Para secar uma jaqueta leva de 3 a 4 horas, e um saco de dormir até 8 horas.

There are 6 comments

    1. Luciano Fernandes

      Erica. Você terá de lavar novamente, entretanto terá de usar um produto que somente vi para vender nos EUA, para específico de lavar.

      Uma alternativa é vc lavar novamente EM UMA MAQUINA DE LAVAR DE TAMBOR HORIZONTAL com agua fria e com um pouco sabão em pó, e com bastante amaciante concentrado, junto de bolas de tênis (umas 4 ou 5) dentro para ir abrindo as penas. E SECAR

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.