Como funciona e como usar Gel de Carboidrato

Muito utilizado por corredores, especialmente pelos que correm longas distâncias, o gel de carboidrato é cercado de mitos, e de até mesmo lendas a respeito dele.

Em poucas palavras para quem não conhece: Gel de Carboidrato é um suplemento alimentar, comercialmente vendido em formato de um pequeno sachê e tem o objetivo de fornecer energia durante atividade física intensa além de ajudar na recuperação energética do atleta.

Consumir Gel de Carboidrato popularizou-se entre os atletas durante provas de corridas mais longas (meias maratonas e maratonas), muito por ter a nutrição esportiva passado a entender como o glicogênio (principal reserva energética nas células animais)  é usado junto com o funcionamento muscular.

Como funciona?

O corpo humano utiliza primariamente duas fontes de combustível para nutris os músculos quando se está praticando algum tipo de atividade esportiva: A gordura e os carboidratos.

A gordura é um recurso abundante para ser transformado em energia, porém o processo de conversão da gordura em energia é lento, e por isso torna-se uma fonte de combustível energético pouco eficaz.

Ser eficaz significa que pode produzir energia boa ou ideal para causar um resultado pretendido.

Portanto o corpo depende dos carboidratos como fonte primária de combustível durante treinamentos. Por exemplo: quanto mais rápido se corre, maior a porcentagem de combustível será obtida dos carboidratos.

Entretanto há um problema com o carboidrato: somente pode ser armazenada em quantidade limitada em nossos músculos.

A saída encontrada pelos especialistas em nutrição esportiva foram os gel de carboidratos, que ajudam a repor o glicogênio e calorias que estão sendo queimados.

O consumo de carboidratos de rápida absorção durante a corrida fornece glicose e possibilita a continuidade da atividade física retardando a fadiga.

Quando usar?

Cada indivíduo absorve e processa carboidratos de maneira diferente, por isso o feito pode ser sentido de uma amplitude de tempo bastante distintas.

Algumas pessoas sentem em 3 minutos, outras em até 15 minutos.

Nutricionistas esportivos recomendam a tomar a primeira dose do gel de carboidrato por volta de 45 a 60 minutos de atividade física.

Por conta desta variação, as mardas disponíveis no mercado oferecem concentrações bastante distintas e variadas de carboidratos, vitaminas e minerais. Algumas contém até mesmo cafeína.

Como usar?

Sempre tome o gel de carboidrato com água e nunca, mas nunca mesmo, sozinho e nunca com uma bebida esportiva (como um repositor eletrolítico).

Isso se de ao fato de que sem água, o gel de carboidrato levará mais tempo para digerir e entrar na corrente sanguínea, e se se você tomar com uma bebida esportiva correrá risco de ingerir muito açúcar simples.

Por isso é imprescindível o acompanhamento de um nutricionista para saber a dose certa e a frequência de ingestão.

gel-de-carboidrato-3

Contra-Indicações

O Gel de Carboidrato é considerado um alimento especial para atletas, e não recomendado para quem se exercita por lazer ou estética. Por isso sua venda é registrada desta maneira na ANVISA.

De maneira nenhuma substitui uma alimentação equilibrada.

O uso indiscriminado por subir o nível de insulina e levar à hipoglicemia.

Atletas diabéticos devem ser orientados por seus médicos antes de consumir Gel de Carboidratos.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.