Como é a preparação para uma prova de corrida de montanha

Esse artigo tem como objetivo orientar corredores sobre a preparação para uma prova de corrida de montanha, evitando estresse, fraqueza muscular, mal-estar ou lesões no dia da prova.

Como sabemos, uma corrida de montanha exige um pouco mais de condicionamento físico que o asfalto, devido aos trechos de subida e obstáculos que exigem mais do nosso preparo.

Após o treinamento com o desenvolvimento de força, resistência e agilidade, é importante ficar atento a fatores alguns dias antes da prova.

Percurso

Visualize o percurso alguns dias antes da prova para memorizar os pontos de hidratação, verificar a altimetria e a região onde será a prova.

Equipamentos

Verifique seus equipamentos de corrida para a prova no dia anterior. Não se esqueça de levar bolsa de hidratação.

Alimentação

Na semana da prova, nada de fazer dieta para emagrecer, restringir sua alimentação. Mantenha a alimentação que está habituado a fazer, atento que uma alimentação equilibrada irá contribuir para o seu desempenho, pois conterá diversos tipos de nutrientes para o corpo.

É importante também beber bastante água para manter o corpo hidratado.

Foto : http://saude.culturamix.com/

Foto : http://saude.culturamix.com/

No dia antes da prova, é interessante comer alimentos que fornecem energia para o músculo, afinal, você precisará dessa energia para correr no dia seguinte.

Carboidrato (arroz, massa, batata) é o ideal por fornecer energia rapidamente ao corpo.

E também alimentos que ajudam na recuperação muscular, como proteínas (carne, peixe)

Sono

Muito importante ter uma boa noite de sono antes da prova.

Mas, por quê?

Dormindo bem, você proporcionará descanso muscular, e estará bem disposto na manhã seguinte.

Foto : http://tribesports.com/

Foto : http://tribesports.com/

O dia da prova

Legal tomar café da manhã com carboidratos de fácil absorção, como frutas, geleia.

Evitar derivados de leite, pois são alimentos gordurosos que demoram a ser digeridos e consequentemente podem gerar um mal estar durante a prova.

Chegar 1h antes da prova para sentir o clima da prova, se concentrar no percurso e aquecer antes da prova, com caminhada ou trote, para se adaptar ao esforço.

Após a prova

Você correu, gastou energia, desgastou os músculos na prova, portanto, continue com a ingestão de água para a reidratação e com a ingestão de alimentos que ajudem na recuperação muscular (proteínas).

4any1-assessoria-esportiva_banner_artigo

Sobre o Autor

4any1 Assessoria Esportiva

4any1 Assessoria Esportiva

A assessoria esportiva 4any1 vem há mais de 10 anos desenvolvendo um trabalho de prestação de serviços na área de treinamento esportivo, com a elaboração de planilhas de treinamento aeróbio para clientes interessados em aprimorar sua condição física e participar de eventos esportivos e sociais. Nosso desafio é ser um referencial no desenvolvimento de programas de treinamento aeróbio, proporcionando meios adequados para que cada vez mais pessoas alcancem seus objetivos esportivos de maneira consistente, segura e, acima de tudo, prazerosa. Transformar esta metodologia feita com cuidado e carinho extremos de quem ama o que faz, em uma oportunidade de negócios rentável e de futuro.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.