Como evitar o perigo do giro do mosquetão em grampos tipo “P”

Muito se discute sobre a importância das costuras de escalada estarem com os gatilhos virados para o mesmo lado.

A importância das costuras estarem sempre com o gatilho voltado SEMPRE para o mesmo lado pode ser verificado visualmente pelo escalador que tanto no site de qualquer fabricante, quanto vendida em lojas de equipamentos, sempre são disponibilizadas desta maneira.

Alguns vendedores pouco habituados à prática da escalada, ou mesmo com vícios perigosos que resultam em acidente (veja sobre o caso Tito Traversa).

Pode parecer para o mais desinformado, e inexperiente, dos escaladores que não há diferença, mas na realidade há uma grande diferença em certas situações.

costura-escalada-lado-certo-e-errado

Esta disposição dos gatilhos para o mesmo lado é para que o “self uncliping” (auto desclipamento)  não aconteça durante uma escalada, especialmente em vias mais positivas ou em que a linha conquistada não seja vertical.

O giro do mosquetão em proteções de escalada fixas do tipo “P” é o caso mais icônico, mas também podem acontecer em chapeletas.

Durante uma escalada o atrito com o mosquetão inferior pode fazer com que a costura gire e saia da proteção quando o giro fizer o gatilho se “desclipar” quando em contato com o olhal.

Este mesmo giro quando acontece em uma chapeleta, o gatilho pode desclipar-se na porca que aperta o parabolt.

Portanto o escalador mais prudente sempre mentaliza que o correto é o gatilho estar SEMPRE voltados para o mesmo lado na costura, e evitar sempre de acreditar que “isso não acontece comigo”.

Veja abaixo, em ilustrações como acontece

1 – Quando se clipa o mosquetão da costura (gatilho para lados invertidos) no grampo “P” e segue pelo lado esquerdo do grampo. O mosquetão da corda fica com o gatilho para a direita e o outro para a esquerda.

costurando-p-1

2 – Ao escalar a via, a corda do escalador cria atrito com metal do mosquetão da costura fazendo a costura a subir.

costurando-p-2

3 – Quando a Costura sobe a uma determinada altura o portal do mosquetão entra em contato com o arco do grampo. Quando mais a costura subir mais o arco do grampo força o gatilho do mosquetão fazendo-o abrir ou partir-se.

costurando-p-3

There are 2 comments

  1. Nuno 7Cumes

    Este artigo carece de validação. Isto é, com todo o respeito ao autor do mesmo, o argumento aqui apresentado não faz sentido.
    Primeiro, os grampos tipo P com homologação da UIAA não têm essa forma, sendo que por isso, quando subimos acima do grampo, os mosquetões podem rodar livremente não ficando o gatilho preso em nada. Em chapeletas então essa hipótese nunca se põe.
    Depois de consultar vários sites com a mesma questão (devem os mosquetões estar virados para o mesmo lado nas costuras) apenas se chega à questão de gosto pessoal e marketing de várias marcas..
    Basta ver o que há por aí no mercado:

    Black Diamond – mesma direcção
    CAMP – mesma direcção
    Climb X – direcção oposta
    Cypher – mesma direcção
    DMM – Ambas. Os Mamba e os Shadow vêm em direcções opostas, enquanto os Alpha vêm na mesma direcção
    Edelrid – direcção oposta
    Fixe – mesma direcção
    Grivel – Ambas
    Mad Rock – Ambas. Os Concorde vêm na mesma direcção, mas noutros modelos (Super Tech Keylock, Super Light, Ultra Light) vêm em direcções opostas.
    Metolius – mesma direcção
    Omega Pacific – direcção oposta
    Petzl – mesma direcção
    Trango – mesma direcção
    Wild Country – mesma direcção

    O caso do Tito Traversa então não teve nada a ver com esta situação. Eram costuras de anéis de fita em que a goma de fixação do mosquetão foi mal colocada.

    É uma pena que um site que se quer como referência credível como o vosso, tenha andado a publicar “artigos” erróneos ultimamente..

    Boas escaladas..
    (antes que se ponha a questão, sou instrutor de escalada desde 2008 e já escalei também em vários países. Profissionalmente sou guia de montanha)

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.