Como escalar quatro V13 em um mês – A surpreendente recuperação de Alex Puccio

A escaladora americana Alex Puccio encadenou esta semana sua quarta linha de boulder na graduação V13 nos últimos dois meses.

No início de junho deste ano a boulderista sofreu uma grave lesão em seu joelho que a forçou a operá-lo e ficar fora do circuito de competições em boulder na Copa do Mundo de escalada em 2015.

Após uma reabilitação difícil, e que nem sempre é 100%, Puccio está atualmente impressionando a comunidade de escalada com suas realizações em linhas de boulder pelos EUA, especialmente desde a sua volta.

O vídeo acima foi divulgado no dia de ontem, no qual ela escala com absoluta elegância duas linhas de graduação V13.

Alex-puccio-2

Sempre escalando com uma joelheira para proteger os ligamentos de seu joelho, a jovem de 26 anos já conseguiu encadenar pelo menos quatro linhas de boulder de graduação V13 (8b Fr) exibindo uma intensidade física e consistência nunca visto antes.

O seu retorno às manchetes de sites dedicados à notícias de encadenamentos vem chamando a atenção quando deste meados de setembro deste ano quando  realizou ascensões no Rocky Mountains National Park.

A photo posted by Alex Puccio (@alex_puccio89) on

No parque conseguiu finalizar as linhas “Irreversible” (V13), logo em seguida viajou até local conhecido como Boulder Canyon e encadenou as linhas “Don’t get too greedy”(V13) e “Free Range” (V13).

Posteriormente viajou para outro local de escalada chamado Clear Creek Canyon onde também realizou a ascensão na linha Dark Waters”(V13).

Alex Puccio está agora em busca de realizar ascensões em linhas de boulder na graduação V14 e coroar a sua surpreendente recuperação de sua lesão.

Pouco antes de se lesionar, Puccio escalou seu primeiro V14 (linha “Jade” também no Rocky Mountains National Park) além de repetir a míticaThe Wheel of Chaos”.

Alex-puccio-1

Por conta de sua dedicação para tornar-se campeão mundial de competições de boulder, Alex Puccio neste ano de 2015 também enfrentou polêmicas por conta de sua transformação física decorrente de seus treinamentos.

Na sua planilha de treinos que incorpora vários exercícios de CrossFit, fisioterapia preventiva, pilates e muita escalada, a escaladora americana diminuiu sua gordura corporal para 13%, o que causou espanto a cada vídeo ou foto postado em redes sociais.

Quando noticiado na Revista Blog de Escalada alguns de seus vídeos sofreu com comentários a respeito de seu corpo, e foi defendida veementemente em artigo exclusivo escrito por Juliana Wallauer do podcast Mamilos.

alex-puccio-5

Lesão do Joelho

No início de junho deste ano, durante as competições do campeonato de seu país na cidade de Vail, no estado americano de Colorado, Puccio em uma pequena queda lesionou seriamente seu joelho durante o aquecimento e teve de se retirar da competição e posteriormente operar seu joelho.

Alex Puccio lesionou o ligamento cruzado anterior e ligamento colateral medial de seu joelho esquerdo, tendo de operar duas semanas depois.

Alex-puccio-3

Foto: http://www.scarpa.net/

Na época os médicos estimaram de quatro a seis semanas de recuperação até que pudesse voltar a escalar.

Mesmo sem poder realizar treinamentos de escalada, Alex continuou a treinar forte (em exercícios que não demandasse esforço em seu joelho).

Puccio voltou a escalar oficialmente somente em agosto.

Quem é Alex Puccio?

A escaladora americana Alex Puccio, na verdade nasceu com o nome de Alexandrea Elizabeth Cocca na cidade de McKinney, no estado americano do Texas.

A cidade está localizada no nordeste do estado e possui aproximadamente 120.000 habitantes .

alex-puccio

Puccio começou a escalar em 2002 quando tinha 13 anos, e iniciou a atividade junto de sua mãe.

Quatro anos depois ela já estava competindo em seu país no campeonato nacional de boulder (U.S. Bouldering Championships), quando tornou-se vencedora.

Posteriormente venceu também a competição nos anos de 2007,2008,2010,2011,2012 e 2013.

Alex passou a competir também na Copa do Mundo de Escalada, organizada pelo IFSC, e sua melhor colocação foi um segundo lugar na etapa de Munique, na Alemanha, no ano de 2014.

Foto: Alex Puccio

Foto: Alex Puccio

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.