Como é Geyikbayiri, o paraíso turco da escalada esportiva (e um dos melhores do mundo)

Dentro da comunidade de escalada em todo o mundo está havendo uma espécie de movimento de contracultura com relação aos lugares clichês para a prática do esporte.

O motivo é simples: sem sombra de dúvida os lugares famosos como Rodellar, Siurana (Espanha), Piedra Parada (Argentina), Serra do Cipó (Brasil), entre outros tantos lugares, são muito bons para a prática.

Porém ficar indo sempre aos mesmo lugares é repetir, em maior ou menor grau, o comportamento dos turistas farofeiros que vão às mesmas praias em todos os feriados.

geyikbayiri-2

Escolher escalar somente em um lugar faz do praticante perder a oportunidade de enriquecer o seu repertorio de movimento, além de contribuir para uma atrofia intelectual tanto no esporte como mentalmente falando. Pessoas com este perfil tendem a enxergar o mundo de uma maneira pequena e sem profundidade, da mesma maneira que sua técnica de escalada.

Aquele que escolhe somente escalar no mesmo lugar, sem procurar conhecer outro, condena a si mesmo (e indiretamente o esporte) a ficar pequeno, tanto em tamanho como em relevância.

Para evitar este definhamento que , entre outras coisas, denota um provincianismo incompatível com um mundo globalizado também na escalada é que cada vez mais destinos alternativos estão sendo criados e visitados a todo o tempo. Lugares fabulosos como Yangshuo (China), Valle de Los Cóndores (Chile), Sierra de la Ventana (Argentina) e Geyikbayiri (Turquia). Todos estes lugares estão entrando no radar de uma nova geração de escaladores que sabem que durante certos períodos de tempo é necessário sair da zona de conforto e conhecer lugares novos.

geyikbayiri-3

Como citado Geyikbayiri é o maior local de escalada da Turquia e procurado cada vez mais por mochileiros, praticantes de trekking e, como não poderia ser diferente, escaladores de todo o mundo.

Para todos que visitam o lugar, que fica próximo a uma pequena vila (25km) e 100km de distância de Olympos, na Grécia. Para chegar lá é necessário procurar por voos até Antália, cidade do sul da Turquia situada região do Mediterrâneo, a cidade de Geyikbayiri fica a 38 km do aeroporto.

geyikbayiri

O local principal de escalada possui uma rocha calcária com 1.5 km de extensão com mais de 20 setores que, no total, possuem mais de 1.000 vias conquistadas de todos os graus de dificuldade. Segundo relatos, a qualidade da rocha calcária de Geyikbayiri é inigualável.

O local está dentro de um parque natural, que não permite camping selvagem e é bem rígido com relação ao lixo deixado por “distraídos”.

Grande parte das vias conquistadas no local são bem longas e é recomendado cordas de 70 a 80 metros de extensão (o nó na ponta é obrigatório).

Para maiores informações acesse: http://www.climbersgarden.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.