Como cuidar e lavar sua roupa outdoor: Tudo o que você precisa saber e ninguém te contou

O primeiro choque que alguém que está começando a praticar algum esporte de montanha é com o valor das roupas. Quem está acostumado a usar o básico como, por exemplo, calça jeans, camiseta e tênis, possui parâmetros de qualidade e preço um pouco diferentes das que está acostumado a termos como softshell, Gore-Tex, etc.

Quando inicia-se em qualquer esporte aprende-se que roupas adequadas e de qualidade para a prática da modalidade não são baratas.

O melhor a fazer, neste caso, é pensar que é um investimento. Este valor investido em uma determinada peça de roupa irá colocar você em uma situação desconfortável ou livrá-lo de uma. Mas da mesma maneira que as roupas “comuns”, a indumentária outdoor acaba sofrendo com a lavagem e deteriorando-se com o tempo.

Desta maneira aquela calça que custou um valor caro ao seu orçamento, se não for bem cuidada, pode tornar-se imprestável caso não tenha o cuidado adequado.

Por isso é tão importante quanto sair de casa com o equipamento apropriado, cuida-lo quando chegue. Por isso sempre que for comprar uma roupa outdoor procure responder ás seguintes perguntas antes de adquiri-la:

  • Qual a melhor maneira de lavar esta roupa?
  • É possível lavar esta roupa misturada com outra?
  • Qual a quantidade de sujeira que tenho de deixar até lavá-la?
  • Quanto menos lavar a roupa, mais ela irá durar?

O motivo destas perguntas é bem simples: uma lavagem com produtos químicos errados, ou não recomendados pelo fabricante, pode inutilizar para sempre.

Por exemplo: jaquetas deixam de ser impermeáveis e respiráveis, calças podem ter as costuras danificadas, camisetas podem encolher, etc.

Decifrando a etiqueta

Aqueles símbolos estranhos nas etiquetas de roupas, você sabe identificar? Estes símbolos lhe dão informações preciosíssimas a respeito do cuidado que tem de ter com sua indumentária.

Foto: http://www.wikihow.com/Clean-a-Down-Jacket

Primeiramente esteja atento à lavagem à seco. O processo, que parece “mágico” para alguns é baseado na aplicação de elemento químicos, o que pode danificar qualquer material. Portanto verifique se o produto que está comprando possa ser lavado a seco.

Algumas pessoas sustentam que lavar roupas à seco é, de certa maneira, sustentável e ecológico. Entretanto o uso de elementos químicos leva a entender que, no caso de um eventual acidente, a contaminação destes produtos pode ser considerável.

A lavagem tradicional, que leva água, não está livre de agentes químicos. Por isso converse com a administração da lavanderia a qual irá utilizar.

Alguns lugares usam água quente para acelerar o processo químico, e que pode danificar a sua roupa.

Embora possa parecer bastante tentador ter a sua roupa seca em uma secadora, este processo pode danificar o tecido.

Caso seja de algodão pode, inclusive, encolher a sua peça.

Regras básicas 

Algumas regrinhas básicas podem ser aplicadas no seu cotidiano para conseguir longevidade à sua roupa.

As regras são úteis não somente para roupas outdoor, mas também para qualquer peça de vestimenta que tiver (fibra natural ou sintética).

  • Evite que a peça fique suja constantemente. Quanto menos tiver de lavar uma peça de roupa maior será a sua durabilidade. Uma roupa que fica suja constantemente tem a sua sua longevidade comprometida pois, como não poderia ser diferente, a sujeira também contribui para o processo de deterioração da peça.
  • Não guarde a sua peça de roupa úmida nem molhada. Evite a todo custo pendurar uma roupa sobre a outra, isso contribui para a formação de fungos. Quando for guardar uma roupa sem lavar (muito comum em jaquetas), deixe que ela ventile em lugar fresco e ventilado e, de preferência, protegida do sol. Evite utilizar secadores artificiais ou práticas como pendurar atrás da geladeira.
  • Evite esquecer sua roupa suja guardada dentro da mochila ou sacos plásticos. A formação de fungos pode destruir totalmente o tecido. Assim que chegar em casa, procure lavar a roupa imediatamente. Caso queira deixar de molho, não coloque nenhum produto químico.

Cuidados pré lavagem

Os cuidados com uma roupa outdoor vai muito além de simplesmente joga-la dentro da máquina de lavar e rezar para que tudo dê certo.

Mesmo você, caro leitor, que terceiriza a limpeza de suas roupas (com uma empregada ou levando em uma lavanderia) se preocupe em realizar tarefas imprescindíveis e que lhe poupará muito dinheiro em compra de indumentária no futuro a curto e médio prazo.

No momento que for lavar a sua roupa pratique os seguintes procedimentos

  • Vasculhe bolsos de jaquetas e calças à procura de papéis, anotações, folhas de árvores, dinheiro, moedas, objetos pessoais, etc.
  • Feche todos os zíperes de calças e jaquetas que está levando para lavar. Esta prática evita que os zíperes se enganchem em outras peças provocando buracos e até mesmo rasgando peças mais delicadas como camisetas e fleeces.
  • Separe, para duas lavagens diferentes, roupas delicadas de outras com tecido mais resistente.
  • Deixe separado para lavagem peças de roupas que soltam pequenos dejetos para evitar as “bolinhas” ou linhas de tecido. Jaquetas de fleece sofrem muito com a lavagem misturada com camisetas, cangas e camisetas.

Cuidados na lavagem

No momento de lavar a sua roupas, primeiramente leia atentamente às etiquetas de cada peça (observe as ilustrações acima!) e verifique se elas podem ser lavadas da maneira que você planeje.

Não faça nenhuma lavagem de qualquer jeito. Esteja atento que alguns tecidos como softshell (veja como lavar softshell aqui) e jaquetas de plumas (veja como lavar jaquetas de pluma aqui) possuem cuidados especiais.

Além disso há pequenos segredos a respeito da lavagem de roupas:

  • Nunca coloque a temperatura máxima da água escrita na etiqueta. Coloque, preferencialmente, 20% menos do que é indicado pelo fabricante.
  • Nunca faça superdosagem do seu sabão em pó. Por mais que a roupa esteja suja, sabão em pó em demasia pode danificar a sua roupa.
  • Caso seja possível, utilize sabão neutro, principalmente quando estiver lavando suas roupas a mão.
  • Procure sempre utilizar o tipo de sabão em pó que é recomendado para as peças que esteja lavando. Algumas roupas possuem produtos bem específicos, como as jaquetas de plumas. Portanto não improvise.
  • Verifique a velocidade de centrifugação de sua máquina de lavar. Centrifugações acima de 800 rpm danificam a roupa. Por isso preocupe-se em utilizar uma centrifugação abaixo deste valor, pois valores de centrifugação altos deforma a sua roupa.
  • Se estiver lavando à mão, certifique-se que todo o sabão foi retirado antes de torcer e colocar para secar. Produtos químicos deixados nas roupas danificam o tecido.
  • Somente use amaciante em tecidos de algodão. Nunca use amaciante em tecidos sintéticos. Nunca, sob qualquer hipótese, utilize branqueadores, dissolvedores de sujeira (tipo vanish) e água sanitária.
  • Não cometa erros básicos de lavagem como: colocar peças brancas e coloridas juntas, deixar de molho em máquina acima de duas horas, etc.

Cuidados na secagem

Como dito acima, é errado guardar uma roupa úmida. A formação de fungos pode deteriorar o tecido e as películas protetores existentes em roupas outdoor.

Para quem vive em cidades com umidade relativa do ar alta, como cidades litorâneas, sabe a importância de se preocupar com isso. Mas este não é a única preocupação.

  • Evite ao máximo evitar uma secadora de roupas. O motivo é simples: altas temperaturas em alguns aparelhos são tão elevadas que podem danificar as fibras e até mesmo derretê-las.
  • Quando pendurar a sua roupa procure colocar em local fresco, ventilado e abrigado do sol. Particularmente para roupas pesadas, pendure-as dobradas para que não deformem.
  • Nunca deixe suas roupas outdoor secando diretamente ao sol.

Tirando manchas

Foto:http://www.wikihow.com/Clean-a-Down-Jacket

Se em alguma roupa sua existe uma mancha que te incomoda, não fique preocupado (a). Procure utilizar a seguinte técnica abaixo:

  • Assim que notar o aparecimento de manchas, atue rapidamente para lavá-la. Evite ao máximo deixar secar.
  • Retire o excesso do que esteja manchando a roupa. Preferencialmente com um pano úmido ou com uma escova macia. Faça movimentos leves e suaves de fricção.
    Não utilize água quente.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.