Como cuidar e lavar sua roupa outdoor: Tudo o que você precisa saber e ninguém te contou

O primeiro choque que alguém que está começando a praticar algum esporte de montanha é com o valor das roupas. Quem está acostumado a usar o básico como, por exemplo, calça jeans, camiseta e tênis, possui parâmetros de qualidade e preço um pouco diferentes das que está acostumado a termos como softshell, Gore-Tex, etc.

Quando inicia-se em qualquer esporte aprende-se que roupas adequadas e de qualidade para a prática da modalidade não são baratas.

O melhor a fazer, neste caso, é pensar que é um investimento. Este valor investido em uma determinada peça de roupa irá colocar você em uma situação desconfortável ou livrá-lo de uma. Mas da mesma maneira que as roupas “comuns”, a indumentária outdoor acaba sofrendo com a lavagem e deteriorando-se com o tempo.

Desta maneira aquela calça que custou um valor caro ao seu orçamento, se não for bem cuidada, pode tornar-se imprestável caso não tenha o cuidado adequado.

Por isso é tão importante quanto sair de casa com o equipamento apropriado, cuida-lo quando chegue. Por isso sempre que for comprar uma roupa outdoor procure responder ás seguintes perguntas antes de adquiri-la:

  • Qual a melhor maneira de lavar esta roupa?
  • É possível lavar esta roupa misturada com outra?
  • Qual a quantidade de sujeira que tenho de deixar até lavá-la?
  • Quanto menos lavar a roupa, mais ela irá durar?

O motivo destas perguntas é bem simples: uma lavagem com produtos químicos errados, ou não recomendados pelo fabricante, pode inutilizar para sempre.

Por exemplo: jaquetas deixam de ser impermeáveis e respiráveis, calças podem ter as costuras danificadas, camisetas podem encolher, etc.

Decifrando a etiqueta

Aqueles símbolos estranhos nas etiquetas de roupas, você sabe identificar? Estes símbolos lhe dão informações preciosíssimas a respeito do cuidado que tem de ter com sua indumentária.

Foto: http://www.wikihow.com/Clean-a-Down-Jacket

Primeiramente esteja atento à lavagem à seco. O processo, que parece “mágico” para alguns é baseado na aplicação de elemento químicos, o que pode danificar qualquer material. Portanto verifique se o produto que está comprando possa ser lavado a seco.

Algumas pessoas sustentam que lavar roupas à seco é, de certa maneira, sustentável e ecológico. Entretanto o uso de elementos químicos leva a entender que, no caso de um eventual acidente, a contaminação destes produtos pode ser considerável.

A lavagem tradicional, que leva água, não está livre de agentes químicos. Por isso converse com a administração da lavanderia a qual irá utilizar.

Alguns lugares usam água quente para acelerar o processo químico, e que pode danificar a sua roupa.

Embora possa parecer bastante tentador ter a sua roupa seca em uma secadora, este processo pode danificar o tecido.

Caso seja de algodão pode, inclusive, encolher a sua peça.

Regras básicas 

Algumas regrinhas básicas podem ser aplicadas no seu cotidiano para conseguir longevidade à sua roupa.

As regras são úteis não somente para roupas outdoor, mas também para qualquer peça de vestimenta que tiver (fibra natural ou sintética).

  • Evite que a peça fique suja constantemente. Quanto menos tiver de lavar uma peça de roupa maior será a sua durabilidade. Uma roupa que fica suja constantemente tem a sua sua longevidade comprometida pois, como não poderia ser diferente, a sujeira também contribui para o processo de deterioração da peça.
  • Não guarde a sua peça de roupa úmida nem molhada. Evite a todo custo pendurar uma roupa sobre a outra, isso contribui para a formação de fungos. Quando for guardar uma roupa sem lavar (muito comum em jaquetas), deixe que ela ventile em lugar fresco e ventilado e, de preferência, protegida do sol. Evite utilizar secadores artificiais ou práticas como pendurar atrás da geladeira.
  • Evite esquecer sua roupa suja guardada dentro da mochila ou sacos plásticos. A formação de fungos pode destruir totalmente o tecido. Assim que chegar em casa, procure lavar a roupa imediatamente. Caso queira deixar de molho, não coloque nenhum produto químico.

Cuidados pré lavagem

Os cuidados com uma roupa outdoor vai muito além de simplesmente joga-la dentro da máquina de lavar e rezar para que tudo dê certo.

Mesmo você, caro leitor, que terceiriza a limpeza de suas roupas (com uma empregada ou levando em uma lavanderia) se preocupe em realizar tarefas imprescindíveis e que lhe poupará muito dinheiro em compra de indumentária no futuro a curto e médio prazo.

No momento que for lavar a sua roupa pratique os seguintes procedimentos

  • Vasculhe bolsos de jaquetas e calças à procura de papéis, anotações, folhas de árvores, dinheiro, moedas, objetos pessoais, etc.
  • Feche todos os zíperes de calças e jaquetas que está levando para lavar. Esta prática evita que os zíperes se enganchem em outras peças provocando buracos e até mesmo rasgando peças mais delicadas como camisetas e fleeces.
  • Separe, para duas lavagens diferentes, roupas delicadas de outras com tecido mais resistente.
  • Deixe separado para lavagem peças de roupas que soltam pequenos dejetos para evitar as “bolinhas” ou linhas de tecido. Jaquetas de fleece sofrem muito com a lavagem misturada com camisetas, cangas e camisetas.

Cuidados na lavagem

No momento de lavar a sua roupas, primeiramente leia atentamente às etiquetas de cada peça (observe as ilustrações acima!) e verifique se elas podem ser lavadas da maneira que você planeje.

Não faça nenhuma lavagem de qualquer jeito. Esteja atento que alguns tecidos como softshell (veja como lavar softshell aqui) e jaquetas de plumas (veja como lavar jaquetas de pluma aqui) possuem cuidados especiais.

Além disso há pequenos segredos a respeito da lavagem de roupas:

  • Nunca coloque a temperatura máxima da água escrita na etiqueta. Coloque, preferencialmente, 20% menos do que é indicado pelo fabricante.
  • Nunca faça superdosagem do seu sabão em pó. Por mais que a roupa esteja suja, sabão em pó em demasia pode danificar a sua roupa.
  • Caso seja possível, utilize sabão neutro, principalmente quando estiver lavando suas roupas a mão.
  • Procure sempre utilizar o tipo de sabão em pó que é recomendado para as peças que esteja lavando. Algumas roupas possuem produtos bem específicos, como as jaquetas de plumas. Portanto não improvise.
  • Verifique a velocidade de centrifugação de sua máquina de lavar. Centrifugações acima de 800 rpm danificam a roupa. Por isso preocupe-se em utilizar uma centrifugação abaixo deste valor, pois valores de centrifugação altos deforma a sua roupa.
  • Se estiver lavando à mão, certifique-se que todo o sabão foi retirado antes de torcer e colocar para secar. Produtos químicos deixados nas roupas danificam o tecido.
  • Somente use amaciante em tecidos de algodão. Nunca use amaciante em tecidos sintéticos. Nunca, sob qualquer hipótese, utilize branqueadores, dissolvedores de sujeira (tipo vanish) e água sanitária.
  • Não cometa erros básicos de lavagem como: colocar peças brancas e coloridas juntas, deixar de molho em máquina acima de duas horas, etc.

Cuidados na secagem

Como dito acima, é errado guardar uma roupa úmida. A formação de fungos pode deteriorar o tecido e as películas protetores existentes em roupas outdoor.

Para quem vive em cidades com umidade relativa do ar alta, como cidades litorâneas, sabe a importância de se preocupar com isso. Mas este não é a única preocupação.

  • Evite ao máximo evitar uma secadora de roupas. O motivo é simples: altas temperaturas em alguns aparelhos são tão elevadas que podem danificar as fibras e até mesmo derretê-las.
  • Quando pendurar a sua roupa procure colocar em local fresco, ventilado e abrigado do sol. Particularmente para roupas pesadas, pendure-as dobradas para que não deformem.
  • Nunca deixe suas roupas outdoor secando diretamente ao sol.

Tirando manchas

Foto:http://www.wikihow.com/Clean-a-Down-Jacket

Se em alguma roupa sua existe uma mancha que te incomoda, não fique preocupado (a). Procure utilizar a seguinte técnica abaixo:

  • Assim que notar o aparecimento de manchas, atue rapidamente para lavá-la. Evite ao máximo deixar secar.
  • Retire o excesso do que esteja manchando a roupa. Preferencialmente com um pano úmido ou com uma escova macia. Faça movimentos leves e suaves de fricção.
    Não utilize água quente.

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.