Como conquistar vias de escalada? Vídeo tutorial procura ensinar os tópicos principais

Muitos escaladores, em geral os mais mimados, acreditam que foram os deuses do esporte que conquistaram as vias as quais se propõe a escalar. Estas mesmas pessoas, acostumadas ao mimos de sempre a qual foram submetidos, tendem a reclamar de algumas linhas listando todos os defeitos que visualizaram. Basta ler e-mails em fóruns de escalada ou rodas de escaladores.

Mas uma verdade é bom que se diga: Conquistar vias é uma ciência complexa, embora pareça muito simples “colocar pregos na rocha”.

Por isso o escalador espanhol Luis Miguel Eguiluz, através de seu canal do youtube, elaborou um vídeo de pouco mais de 14 minutos para ensinar os tópicos principais de como conquistar uma via de escalada.

O vídeo acima (no topo do artigo) é um tutorial de técnicas e materiais utilizados para conquistar vias de escalada com parabolts e chapeletas (proteções fixas).

São abordados também os materiais químicos, como Sika e resinas, que são usados para equipar vias de escalada.

O vídeo está em espanhol, mas mesmo que haja dificuldade em entender o idioma, vários gráficos foram disponibilizados para o melhor entendimento

There is one comment

  1. Alex Ribeiro

    Na verdade o que eles estão fazendo é reequipando, o mesmo poderia ser feito se estivessem equipando a Via. A diferença entre “Conquistar” e ‘Equipar”, é que o equipamento é feito com corda de cima, enquanto que conquista é feito com corda de baixo, mas ambas são formas de se abrir Vias de escalada.
    Sendo o Equipamento a forma mais pratica e segura para se abrir Vias curtas.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.