Como começar na corrida de montanha

comecarCorridaDeMontanha

Foto: Cleiton Heredia

Montanha. Ar puro.  Natureza. Silêncio.

Basta vermos uma foto de paisagem para nos encantarmos com o que essa imagem nos proporciona.

Na corrida de montanha, você vive um contato com a natureza mais íntimo, ela se torna sua principal companhia. É por si mesmo e por ela que corremos.

Diferente do asfalto que podemos desviar de um obstáculo e procurar uma melhor alternativa para nosso corpo, na corrida de montanha, o obstáculo é natural, faz parte enfrentá-lo da melhor maneira possível, seja um terreno irregular, um buraco, poças d’água.

Por esses motivos, a corrida de montanha exige consciência corporal, pelo seguinte fator: lidamos com a imprevisibilidade da natureza.

Por apresentar um percurso com muitas irregularidades, é comum encontrarmos na montanha diversas situações num mesmo trajeto (lama, buracos, pedras, entre outros), portanto, é preciso se preparar adequadamente para não desgastar o corpo. O treinamento funcional ou a musculação podem auxiliar na melhora do desempenho através do fortalecimento muscular para prevenir o aparecimento de lesões.

Não podemos esquecer que nem sempre temos tempo suficiente para treinar no meio da natureza, ou seja, precisamos adaptar o treino para a cidade. Para começar a correr a corrida de montanha, procure caminhos inusitados.

Aquela calçada que possui muitos buracos, ou as ruas que dão a impressão de estarmos subindo morros nos revelam um ótimo lugar para treinar, pois através do solo irregular, desenvolvemos equilíbrio, propriocepção, estabilidade do tronco, entre outras capacidades.

Muitas vezes, esses caminhos passam despercebidos aos nossos olhos, ou ainda, chega ao nosso olhar, mas desviamos a atenção para aquilo que nos é confortável. É uma ótima oportunidade para reconhecermos nossa cidade.

Pedras, raízes, água, são elementos comuns num circuito de montanha e interferem no desempenho da corrida. Um tênis específico para trilhas com cravos na sola e tecido com secagem rápida pode melhorar o desempenho, assim como roupas leves e de secagem rápida.

Como já dito, existem diferenças entre a rua e a natureza. Respeite cada percurso e aproveite para contemplar, admirar as coisas naturais que podem fugir do cotidiano.

4any1-assessoria-esportiva_banner_artigo

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.