Saiba quais são os combustíveis existentes para fogareiros

Para cozinhar em um camping existem duas opções: ou fazer uma fogueira ou utilizar um fogareiro.

A primeira opção pode acarretar em incêndios em áreas preservadas, e é pouco indicado a prática em período de seca.

O mais indicado, portanto, é saber utilizar um fogareiro apropriado para a sua atividade.

Para saber quais os tipos de fogareiros existentes, confira o artigo completo de como escolher um fogareiro.

Mas para cada fogareiro existente, é necessário saber que tipo de combustíveis existem para o seu fogareiro, e qual o mais indicado para ele.

Por exemplo: se você irá utilizar em região tropical, e praiana, não há necessidade de utilizar um combustível que requer manuseio delicado (como o nafta combustível por exemplo), sendo que um pequeno botijão com um “blend” de gases já supre a sua necessidade.

Importante também ser consciente de que todo e qualquer combustível é um poluente, e isso pode acarretar em problemas à natureza.

Para ilustrar o perigo de não ter respeito às instruções de manuseio: Um falso professor de yoga brasileiro despejou intencionalmente solvente de tinta à base de nafta no Rio Limay no Valle Encantado, local de escalada na Argentina, o que culminou no fechamento do local para escaladores de todo o mundo desde então.

Nafta Combustível

nafta

Este é o mais popular combustível para montanhismo de alta montanha existente no mundo.

Sua temperatura de aquecimento é excelente em qualquer altitude, por isso é o combustível ideal para o uso de derretimento de neve para o consumo de água e bebida em alta montanha.

Também é conhecido comumente como “gasolina branca”, e é vendida com preço não muito barato.

É um produto com cheiro não muito forte ao sofrer combustão, e isso facilita o seu manuseio, porém é bastante volátil.

Quando derramado fora do fogareiro tem rápida evaporação, porém é altamente poluente no caso despejado na água.

Por ser um produto altamente inflamável não deve ser manuseado por pessoas inexperientes e sem treinamento apropriado.

Pode ser comprado somente em lugares apropriados como postos de gasolinas especiais e lojas de equipamentos outdoor especializadas.

Montanhistas inexperientes utilizam solvente de tinta à base de Nafta para o fogareiro, e este tipo de produto químico diminui, e muito, a vida útil do fogareiro. Este solvente possui cheiro forte ao sofrer combustão, além de ser extremamente poluente caso derramado.

Querosene

querosene

O querosene é menos volátil que o Nafta combustível, nem possui  alta potência de combustão, especialmente se utilizado em alta montanha.

Porém é facilmente encontrado em supermercados e armazéns do mundo inteiro, o que o torna uma opção interessante em expedições em lugares remotos.

Ao ser queimado causa odor desagradavel  e quando derramado não evapora facilmente, sendo um poluente de longa vida.

Para que haja uma combustão mais uniforme é necessário que seja misturado a outros combustíveis, além de ter ser colocado sob garrafa de pressão para que seja efetuada esta mistura.

Álcool Etílico

alcoolO Álcool etílico é um combustível recomendado somente para áreas tropicais e de alta temperatura (acima de 15ºC).

Por possuir baixo poder de chama causada pela combustão é considerado uma escolha ruim do montanhista que pretende realizar expedições em altitudes maiores que 3.000 metros e/ou temperaturas abaixo de 15ºC.

Por possuir baixo aquecimento é recomendado ser usado somente em casos emergências, e nunca deve ser considerado a escolha principal de combustível para fogareiros.

O produto é encontrado com facilidade em supermercados, porém no Brasil por conta de uma lei, há diferentes graduações que podem enganar o montanhista mais desatento.

Isobutano

botijao-butano---3

Este gás vem engarrafado em pequenos botijões, prontos para o uso.

O Isobutano possui melhor rendimento em altitudes elevadas que seu “irmão” butano, e por isso é largamente utilizado por montanhistas.

Não é um produto indicado para baixas temperaturas (abaixo de -5ºC) e deve ser usado em montanhas com altitudes abaixo de 4.000 metros.

Vale lembrar que existem outros gases derivados do butano, mas o isoButano é o que possui melhor performance.

Devem ser sempre despejados em lixeiras apropriados, nunca atirado ao fogo.

O seu vazamento não polui o meio ambiente, sendo dissipado no ar após curto espaço de tempo, mas tem como desvantagem de nunca informar quanto de gás ainda existe para a utilização.

combustiveis-para-fogareiros

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.