Clássico dos filmes brasileiros de escalada “Harmatan” é liberado para visualização e download gratuitos

Atualização 11:20

O autor do vídeo optou, sem elicitar os motivos, por alterar os termos de privacidade do vídeo. Porém o conteúdo pode ser visto e baixado em: https://vimeo.com/48478986

O vídeo foi disponibilizado para ser visualizado tanto na página do vídeo tanto quanto em redes sociais, porém não foi habilitado para que nenhuma mídia divulgue o filme.

[otw_shortcode_divider margin_top_bottom=”20″ text_position=”otw-text-left”][/otw_shortcode_divider]

Artigo original

O filme brasileiro “Harmatan”, de 2012, considerado pela crítica especializada como dos melhores filmes de escalada da história, foi liberado para a visualização e download gratuitos no dia de ontem. A última produção do escalador Eliseu Frechou foi premiada em vários festivais.

O filme documenta as escaladas realizadas na República do Mali com imagens de três expedições para a conquista de novas vias nas paredes rochosas de Hombori Tondo (maciço rochoso de 1.155 metros de altitude e o ponto mais elevado do Mal) e Douentza , localizadas no país. Na aventura os membros da expedição brasileira enfrentaram temperaturas perto de 50ºC (com sensação térmica superior a isso).

412[1]

O Hombori Tondo contém jazidas arqueológicas, com várias grutas que foram habitadas há 2.000 anos. A povoação que atualmente vive nas proximidades pertence às etnias Dogon e Songhai.

A região do Sahel é um cinturão da África de até 1.000 km de largura que estende por 5.400 km desde o Oceano Atlântico até o Mar Vermelho e atravessa os seguintes países: Gâmbia, Senegal, Mauritânia, Mali, Burkina FasoArgéliaNigériaCamarões, Chade, Sudão, Sudão do Sul e a Eritreia.

“Harmatan”, avaliado à época do lançamento em primeira mão pela Revista Blog de Escalada, foi premiado no Festival de Filmes de Montanha do Rio de Janeiro e Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.