Livro da semana: “A vida por outros caminhos” – Nelson Gomes de Souza Neto

Cada vez mais em evidência, o cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta. Este estilo de viagem é um estilo de vida que é considerado uma maneira mais saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo.

Para praticar esta modalidade é necessário equipamentos específicos como kits de reparo de câmaras de ar, ferramentas de ajustes e manutenção de freio e algumas outras peças da bicicleta.

Foto: http://www.cicloturismoselvagem.com.br

Resumindo em poucas palavras: não é uma atividade simples. O estilo minimalista de viagem, do tipo “uma bicicleta na mão e uma ideia na cabeça”, vai muito além da habilidade de saber pedalar uma bicicleta. É imprescindível que o praticante tenha conhecimentos em camping e técnicas de vivência outdoor. Uma das grandes inspirações para quem planeja praticar cicloturismo, ou mesmo deseja começar a praticar, é o paulista, cicloturista e professor de história Nelson Gomes de Souza Neto.

No ano de 2016 Nelson completou 10 anos no universo do cicloturismo. Toda esta experiência fez com que ele se dispusesse a escrever m livro sobre o assunto. Nos anos que pedalou, viajou por mais de 60 mil km em nove países da América do Sul. Somente no Brasil, conheceu 20 estados brasileiros. Os aprendizados, experiências e superações vivenciados ao longo dos cinco primeiros anos da sua trajetória são o que norteia o leitor no livro “A vida por outros caminhos”. O autor anuncia que este é o primeiro volume.

Assim como muitas pessoas, acontecimentos pessoais fizeram com que Neto procurasse revolucionar a própria vida. Após terminar com uma namorada, com desejo de evitar viver em uma apartamento que somente lembrasse do acontecido, começou a tomar gosto pelas pedaladas. Paulatinamente começou a aumentar as distâncias que percorria, ate que começou a dedicar a distâncias intermunicipais, interestaduais e internacionais.

Nelson Gomes de Souza Neto é atualmente um dos maiores ícones da prática de cicloturismo no Brasil, e sua obra “A vida por outros caminhos” é quase um tratado sobre esta filosofia. Guardando as devidas proporções, seu livro está para a prática assim como as obras de Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Manuel Bandeira para o movimento modernista brasileiro.

Ficha técnica

  • Título: A vida por outros caminhos – As expedições de bicicleta que mudaram uma história
  • Autores: Nelson Gomes de Souza Neto
  • Edição:
  • Ano: 2017
  • Número de páginas: 420
  • Editora: Cicloturismo Selvagem

There is one comment

  1. Nelson Gomes de Souza Neto

    Olá pessoal. Quero agradecer imensamente pela recomendação. Foi uma grata surpresa encontrá-la durante uma pesquisa. Este incrível universo sobre duas rodas é realmente surpreendente e nos leva a caminhos inimagináveis que transformam a nossa vida, a nossa história. Sou eternamente grato a tudo o que o cicloturismo me proporcionou ao longo dos últimos anos e para retribuir houve essa iniciativa de apresentá-lo a outras pessoas, afinal, conhecimento precisa ser compartilhado. Desde então tem sido uma experiência maravilhosa que confirma aquela máxima: a viagem não termina quando acaba. Para aqueles que ainda não conhecem este estilo de vida, deixo aqui a minha recomendação, vocês conhecerão “A vida por outros caminhos”.

    Qualquer informação, basta entrar em contato, estou à disposição.

    Grande abraço.

    Atenciosamente, Nelson Neto

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.