Chilenos inovam e inauguram o primeiro “climb-bar” do país

Sendo atualmente um dos países que mais incentivam a escalada na América Latina, o Chile tem todos os motivos para se orgulhar de ser referência no esporte. Lá acontecem as competições mais animadas (organizadas por instituições privadas), vários locais do país são referências mundiais de escalada esportiva e tradicional, além do preço dos equipamentos outdoor serem bem convidativos.

Como se não bastasse todos os motivos que já possui, agora existe mais um para que praticantes de escalada de todo o continente o invejem: foi inaugurado em Melipilla, cidade a 75 km de Santiago, o primeiro climb-bar do Chile. O local, batizado de Abra Kadabra Bar Mágico, é um local que, nas palavras de seus proprietários, é possível viver a experiência de escalar, beber algo e comer pizza. O proprietário Ariel Bermudez inaugurou na semana passada o local, que tem como ambição tornar-se referência a vários escaladores da América do Sul que visitar o Chile.

Foto: Abra Kadabra Bar Magico

Projeto de Bermudez de transformar em um bar temático de escalada começou ha quatro anos quando inaugurou o espaço. Como maioria dos frequentadores do local são escaladores, logo surgiu a ideia de começar a construir o muro para servir de atração do público.

Inovação parece ser a palavra de ordem na cabeça de seus administradores, pois sempre com a ideia de transformar o lugar em referência o Abra Kadabra já havia disponibilizado uma fogueira no centro do bar (para os dias frios) além de pequena loja de equipamentos para os clientes. Hoje, segundo afirma, é o primeiro bar da América do Sul a ter um muro de boulder.

Foto: Abra Kadabra Bar Magico

Espaço não é o único no continente

Embora Ariel entusiasmadamente afirme que é o único “climb-bar” da América do Sul, não chega a ser inteiramente verdade. A afirmação do chileno não é 100% apurada pois o espaço Ekos boulder, no Brasil, é uma academia que possui uma lanchonete, e oferece um serviço muito parecido com o de seu bar.

Obviamente há uma certa diferença que faz com que o local brasileiro não seja um bar, ao menos na prática. Isso porque o Abra Kadabra Bar Mágico é um bar que possui um muro, e não o contrário como o espaço de Santa Catarina. Mas as diferenças entre os dois se confundem bastante.

Foto: Abra Kadabra Bar Magico

Na cidade de Bariloche, próximo ao Club Andino Bariloche, há um bar temático de escalada com exibições permanentes de filmes, mas não há muro de escalada. Por ficar na parte central da cidade não há espaço suficiente para a instalação de um muro de escalada.ç

Também em Bariloche há a Cerveceria La Cruz, um tradicional ponto de encontro de escaladores que, segundo apurado pela redação da Revista Blog de Escalada, pretendem construir um espaço para a escalada.

Próximos investimentos

Para o futuro o administrador do bar quer instalar uma espécie de refúgio de escaladadores e consolidar uma rede de refúgios no Chile.

No Abra Kadabra Bar Mágico é decorado com produtos reciclados e alguns sabores de suas pizzas são feitas de alimentos orgânicos.

O local fica da Calle Pardo 1034, Melipilla, Chile.

Para saber mais acesse: https://www.facebook.com

Foto: Abra Kadabra Bar Magico

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.