Chile inaugura primeira trilha para pessoas com deficiência física e visual

A Corporación Nacional Forestal (Conaf) do Chile inaugurou a primeira parte de uma trilha inclusiva, 100% natural, no Cerro Ñielol, localizado na cidade de Temuco (670 km ao sul da cidade de Santiago). O caminho permitirá que pessoas com deficiência visual e física possam aproveitar do trajeto batizado de “Los Copihues”. O copihue (Lapageria rosea) é a flor nacional do Chile.

Com o nome de “terapia de bosques”, implementada pelos empregados do parque, será possível que as pessoas sintam a natureza tocando a copa das árvores e texturas das folhas, desfrutar do silêncio e experimentar o ambiente natural. Com uma visitação anual de mais de 33.000 visitantes, a administração do parque espera tornar-se mais atrativo e inclusivo com o primeiro trecho inaugurado.

Inicialmente foram disponibilizados 200 metros de “Los Copihues”, a ideia é replicar a iniciativa a outras unidades da região chilena para que todas as pessoas possam chegar a conhecer e viver em contato com a natureza. “Até o momento temos cinco trilhas inclusivas, três neste Momento Natural, outro no Parque Nacional Huerquehue e no Parque Nacional Tolhuaca” disse Julio Figueroa, diretor da Conaf Araucanía.

O Cerro Ñielol, também conhecido Parque Nacional de Turismo Cerro Ñielol, é conhecido por suas vistas panorâmicas da cidade e é conhecido pelos habitantes por ser um lugar ideal para caminhadas, com áreas de piquenique e vida ao ar livre. O parque possui altitudes baixas, variando e 115 a 335 metros acima do nível do mar e aproximadamente 90 hectares.

There is one comment

Comments are closed.