O uso de capacetes de escalada – A história e importância de um equipamento fundamental

Um capacete é um objeto que tem o objetivo de proteger a cabeça do usuário de impactos externos. Os capacetes estão presentes por toda a história de nossa civilização. Documentado desde a pré-história possui imensa variedade de formas e tamanhos em diversas culturas.

Talvez seja um dos equipamentos mais polêmicos e negligenciados do esporte de escalada em todo o mundo, e muito se discute da necessidade real de se usar um capacete. Um praticante prudente sempre faz uso do capacete.

Para que serve o capacete de escalada

Fonte: http://petzl.com

Foto: http://petzl.com

O uso do capacete se justifica para que haja uma proteção da cabeça de pedras, equipamentos de escalada e outros objetos que eventualmente possam cair. O capacete também protege a parte posterior da cabeça no caso de quedas do escalador que estiver guiando.

Os capacetes modernos de escalada são leves e resistentes, além de possuírem design anatômico favorecendo a movimentação de escaladores. Os modelos mais confiáveis para o uso DEVEM ser certificados pelo UIAA/CEN, que atestam que foi construído com padrões mínimos de segurança e qualidade.

A grosso modo o capacete de escalada é para o momento de “zebra gigantesca” e fatalidades, como pedras caindo, agarras que quebram, quedas inesperadas e outros eventos que não acontecem todo o tempo, mas caso aconteçam a possibilidade de desastre é grande.

Tipos de Capacetes de escalada

Existem vários modelos de capacetes de escalada no mercado, mas o primordial é que o modelo deva ter a seguintes propriedades

  • Leveza
  • Conforto
  • Ventilação
  • Ajuste de tamanho de Cabeça
  • Certificado UIAA
  • Alça de fixação no queixo

Capacetes utilizados para outros esportes como skate, bicicleta, futebol americano e outros não são recomendados para o uso na escalada, e na verdade devem ser inclusive evitados por quem tiver amor à vida. Em especial, o capacete utilizado para Skate à primeira vista parece ser resistente como o de escalada, mas não possui a mesma resistência nem é certificado pelo UIAA/CEN.

Os modelos de capacete atuais são construídos em um sistema semelhante aos de construção civil, possuindo um sistema de suspensão que separa a cabeça do resto.

Uso do Capacete

illustraCapacete1

Para as práticas de escalada em alta montanha, escalada tradicional e escalada esportiva o uso de capacete é obrigatório na medida que o escalador seja maduro e responsável.

Quem não tem preocupação com segurança usualmente desfila sem capacete pelos lugares de escalada, usando a frase de que “não precisa” ou “não tem perigo”. O Capacete deve ser utilizado como na figura acima, não como um enfeite de cabeça (como na figura marcada com um “X”)

Para a prática de psicobloc e boulder o uso de capacete é dispensável e desnecessário.

illustraCapacete2

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.