O uso de capacetes de escalada – A história e importância de um equipamento fundamental

Um capacete é um objeto que tem o objetivo de proteger a cabeça do usuário de impactos externos.

Os capacetes estão presentes por toda a história de nossa civilização.

Documentado desde a  pré-história possui imensa variedades de formas e tamanhos em diversas culturas.

Talvez seja um dos equipamentos mais polêmicos e negligenciados do esporte de escalada em todo o mundo, e muito se discute da necessidade real de se usar um capacete.

Um praticante prudente sempre faz uso do capacete.

Para que serve o capacete de escalada

Fonte: http://petzl.com

Foto: http://petzl.com

O uso do capacete se justifica para que haja uma proteção da cabeça de pedras, equipamentos de escalada e outros objetos que eventualmente possam cair.

O capacete também protege a parte posterior da cabeça no caso de quedas do escalador que estiver guiando.

Os capacetes modernos de escalada são leves e resistentes, além de possuírem design anatômico favorecendo a movimentação de escaladores.

Os modelos mais confiáveis para o uso DEVEM ser certificados pelo UIAA/CEN, que atestam que foi construído com padrões mínimos de segurança e qualidade.

A grosso modo o capacete de escalada é para o momento de “zebra gigantesca” e fatalidades, como pedras caindo, agarras que quebram, quedas inesperadas e outros eventos que não acontecem todo o tempo, mas caso aconteçam a possibilidade de desastre é grande.

Tipos de Capacetes de escalada

Existem vários modelos de capacetes de escalada no mercado, mas o primordial é que o modelo deva ter a seguintes propriedades

  • Leveza
  • Conforto
  • Ventilação
  • Ajuste de tamanho de Cabeça
  • Certificado UIAA
  • Alça de fixação no queixo

Capacetes utilizados para outros esportes como skate, bicicleta, futebol americano e outros não são recomendados para o uso na escalada, e na verdade devem ser inclusive evitados por quem tiver amor à vida.

Em especial, o capacete utilizado para Skate à primeira vista parece ser resistente como o de escalada, mas não possui a mesma resistência nem é certificado pelo UIAA/CEN.

Os modelos de capacete atuais são construídos em um sistema semelhante aos de construção civil, possuindo um sistema de suspensão que separa a cabeça do resto.

Uso do Capacete

illustraCapacete1

Para as práticas de escalada em alta montanha, escalada tradicional e escalada esportiva o uso de capacete é obrigatório na medida que o escalador seja maduro e responsável.

Quem não tem tem preocupação com segurança usualmente desfila sem capacete pelos lugares de escalada, usando a frase de que “não precisa” ou “não tem perigo”

O Capacete deve ser utilizado como na figura acima, não como um enfeite de cabeça (como na figura marcada com um “X”)

Para a prática de Psicobloc e Boulder o uso de capacete é dispensável e desnecessário.

illustraCapacete2

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.