Capacetes de escalada: Conheça cinco razões para sempre usar um

Até a década de 1990, conduzir motos sem capacete e dirigir carros sem utilizar o cinto de segurança era uma prática comum entre os brasileiros. A partir do momento que o governo federal resolveu implementar uma lei que obriga as pessoas a utilizarem estes equipamentos, o número de acidentes fatais diminui sensivelmente.

Na época de implementação desta lei muitas pessoas protestaram, mas mesmo assim com o passar do tempo entenderam a importância de utilizar estes equipamentos. Há, claro, pessoas que insistem em não utilizá-los, por uma questão de rebeldia juvenil, mas os valores das multas, ou mesmo algum acidente mais sério, faz com que elas tenham consciência da importância de equipamentos de segurança.

Na escalada acontece o mesmo problema. Pessoas que se recusam a utilizar capacete, por qualquer que seja o motivo, e ainda acabam fazendo piada com quem os utiliza. Para convencer estas pessoas da importância de usar capacetes é uma verdadeira batalha. Vários argumentos são expostos e rebatidos por estas pessoas com as explicações mais estapafúrdias e infundadas.

Pois bem, após pesquisa com vários guias de montanha e escaladores experientes (internacionalmente e nacionalmente), conseguimos listar ao menos cinco razões para que um (a) escalador (a) deva usar um capacete de escalada.

Motivo 1: Escalar na rocha não é o mesmo que na academia

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Henrik Overballe (@cragcloud) em

Hoje em dia a maioria dos escaladores começa a escalar na academia e, após algum tempo, migra para algumas escaladas em rocha. Usualmente, escaladores não usam capacetes dentro da academia, porque nos estabelecimentos mais modernos há pisos de espuma, proteções não muito afastadas, as agarras são parafusadas direto na parede e, ao menos em teoria, todo mundo está olhando para todos, especialmente os monitores.

Entretanto, na escalada em rocha, as proteções possuem uma distância maior, cair até o chão é uma possibilidade real e não há muita habilidade nas pessoas que oferecem segurança na rocha (defeito que já vem da academia). Além disso tudo, há o perigo real de que alguma rocha ou galho caia, tanto no escalador como no segurador. Há muitos mais perigos em um local de escalada esportiva do que em sua academia local.

Motivo 2: Testado para funcionar

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por wahyu lembah (@wlembah) em

Todos os capacetes de escalada são testados à exaustão e certificados por diversos institutos de segurança, como o UIAA. Ou seja, eles são projetados, testados e vendidos porque funcionam. Se um capacete está incômodo, tirando o seu equilíbrio ou mesmo aparentando ter um peso excessivo, ele, muito provavelmente, não é indicado para escalar.

Portanto, procure um modelo que se adapte ao seu estilo e ao seu formato de cabeça. Lembre-se, existem vários lugares do mundo, muitos destes considerados os melhores, que o uso de capacete é obrigatório. Portanto, se “esquecer” de um, pode ser proibido (a) de escalar.

Motivo 3: Diminui números de acidentes

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por OutdoorXL (@outdoor_xl) em

Toda a comunidade de escalada brasileira ainda possui muito preconceito com o reporte de acidentes em localidades que frequenta. Acredita que por causa de um acidente, o local ficaria “amaldiçoado”. Porém a realidade é que um acidente na escalada deve ser reportado para que todos tenham consciência a respeito dos riscos que existe nele.

Portanto, quanto menos houver acidentes, menos o esporte será visto como perigoso e “mortífero”. Usando capacetes, o número de pequenos acidentes, mesmo que seja um pequeno galo na cabeça, é diminuído sensivelmente. Cada escalador representa uma parte da comunidade a qual pertence, por isso ter responsabilidade para minimizar os acidentes é obrigação moral de cada escalador: desde boulder até escalada alpina.

Lembrando que qualquer escalador consegue se recuperar bem de uma tendinite ou uma distensão, mas dificilmente de um grave ferimento da cabeça.

Motivo 4: Capacetes podem ser personalizados

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por DrilifyArt?MountainArt (@drilifyart) em

Com a desculpa de não querer usar um capacete, muitas pessoas culpavam o visual comportado do equipamento. Que as cores não combinavam com as roupas, e outras desculpas estapafúrdias. Porém atualmente há diversos artistas que fazem personalização de capacetes, com desenhos que retratam a personalidade de cada praticante.

Capacetes não fazem de um escalador alguém invencível, eles aumentam as chances de uma pessoa sofrer um acidente relacionado à cabeça. Portanto, que esta prevenção seja exibindo um desenho que reflita a história pessoal e a personalidade do escalador. Assim como as tatuagens contam a história de vida de cada pessoa, os desenhos personalizados no capacete fazem a mesma coisa.

Motivo 5: Acidentes acontecem quando menos se espera (Lei de Murphy)

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Petzl (@petzl_official) em

A teoria do caos é uma das leis mais importantes do Universo, presente na essência de quase tudo o que nos cerca. A ideia central da teoria do caos é que uma pequena mudança no início de um evento qualquer, como uma escalada, pode trazer consequências absolutamente desconhecidas no futuro e se transformar numa tragédia desproporcional.

Alguns vão dizer que aconteceu um azar. Talvez não seja bem assim, pois uma sucessão de pequenas falhas insignificantes dá origem a enormes catástrofes. Portanto utilizar um capacete é prevenir-se contra estas catástrofes.

Até mesmo o criador da Lei de Murphy (o capitão da Força Aérea norte-americana, Edward Murphy), aquela segundo a qual “qualquer coisa que possa ocorrer mal, ocorrerá no pior momento, do pior jeito, na pior hora, do pior jeito e de modo que cause o maior dano possível”, também foi a primeira vítima conhecida de sua própria lei.

Tenha em mente que se você nunca sofreu um acidente por não usar capacete, não significa que nunca sofrerá. Significa que o momento de você sofrer um acidente está cada vez mais perto.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.