Campeonato Estadual de Escalada do Rio de Janeiro reitera relevância nacional ao anunciar detalhes de evento

Desde 2002, a Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), entidade filiada à Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), promove o Campeonato Estadual de Escalada do Rio de Janeiro, contribuindo e fazendo parte do desenvolvimento da escalada esportiva de competição e, optando por uma abordagem mais democrática, transformando o cenário do esporte e, desta maneira, inserindo uma cultura de grande valor nas novas gerações de praticantes da modalidade.

Hoje, com divisão em três categorias, é um enorme atrativo para o público infanto-juvenil. Os organizadores deixam explícito que o principal interesse é “explorar a prática revelação de valores, incentivando os benefícios da disciplina, perseverança e superação através do contato com as frustrações e conquistas”, afirmou o diretor de Competições Felipe Barbosa à reportagem da Revista Blog de Escalada. Barbosa desde que assumiu o cargo, deixado por Flávia dos Anjos no início do ano, vem mantendo a mesma linha de abertura e diálogo com atletas de todas as modalidades

Atleta joao felipe | Foto: FEMERJ

Esta continuidade de filosofia provou ser um caminho interessante, refletindo diretamente na resposta de atletas e academias nas participações dos torneios organizados pela entidade. Atualmente somente o estado do Rio de Janeiro possui um circuito de competições estaduais. Este tipo de continuidade de trabalho chamou a atenção de patrocinadores que resolveram voltar, ainda que timidamente, a patrocinar eventos competitivos de escalada.

O formato de festival para as eliminatórias é uma das principais características do Estadual. O objetivo do formato é para proporcionar a atletas experientes e/ou iniciantes poderem testar capacidades atléticas para evoluir independentemente do seu nível. Os cinco melhores atletas da categoria Adulto Masculino e Feminino serão classificados e disputarão a grande final.

Procurando implementar vários estilos de dificuldades aos atletas, valorizando competidores com bom repertório de movimento, os responsáveis pelas vias (route setters) serão Alexandre Flores, Felipe Barbosa, Silvio Neto e Ralf Cortes.

Planejamento 2017

Para o ano de 2017, a FEMERJ preparou o estadual em um formato com duas etapas, 19 de agosto (na Escola de Escalada Gravidade Zero em Resende-RJ) e 21 de outubro (no Centro de Escalada Limite Vertical no Rio de Janeiro-RJ).

Foto: Felipe Barbosa

As categorias serão Juvenil (de 09 a 12 anos em 2017), Júnior (de 13 a 17 anos em 2017), Adultos (18 ou mais anos em 2017). Para todos estas categorias haverá distribuição de medalhas para 1º,2º e 3º (em cada etapa) e troféu e prêmios dos apoiadores e patrocinadores para o ranking individual, torneio de equipes e o Troféu Clube.

Se algum escalador tiver interesse em participar , mas não é associado da FEMERJ, a entidade oferece o “desconto Atleta”:  um desconto de 60% da anuidade (R$ 32,80). Benefício este que pode ser usufruído por qualquer pessoa que tenha se inscrito no campeonato brasileiro 2017 CBME.

Maiores informações: http://www.femerj.org

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.