Chile anuncia torneio de boulder de alta dificuldade no formato IFSC

Desde que o Comitê Olímpico Internacional anunciou a inclusão da escalada como parte dos esportes de exibição em 2020, vários países se preocuparam em realizar competições que incentivasse a prática do esporte, assim como a revelação de novos atletas. Alguns países, que já vinham realizando um trabalho de renovação de talentos, como Chile e Argentina, à estão colhendo os frutos desta iniciativa. Atletas destes dois países vêm se destacando em competições internacionais.

Procurando subir um pouco mais o nível dos atletas do país, o Centro de Escalada Tornamesa procurou organizar um torneio de boulder um pouco diferente do usual. Os organizadores buscaram oferecer aos atletas uma competição com alto nível de dificuldade já anunciado, simulando o mesmo formato utilizado nas finais dos campeonatos organizados pelo International Federation of Sport Climbing (IFSC).

Para esta simulação, até mesmo as agarras da competição serão as mesmas utilizadas pelo IFSC (marca cheeta) além de volumes também serão instalados, seguindo os mesmos padrões internacionais, nas paredes para aumentar a dificuldade mais ainda.

Esta inovação em formato de campeonato, contará com apenas 8 atletas, classificados como os melhores do ano em seu país, que irão medir forças em 4 linhas propostas pelos route setters. O objetivo é, acima de tudo, proporcionar uma vivência, tanto para atleta como para o público, de como é uma competição de boulder internacional.

O evento, batizado de Hard Moves está marcado para o próximo final de semana 9 de dezembro (à partir de las 16:00) na cidade chilena de Valparaíso.

Mais informações: https://www.facebook.com

Gonzo Rocanbolt é chileno, médico, escalador e indiscutivelmente uns dos mais completos autores de artigos sobre treinamento de escaladores existentes no mundo. Respeitado em todo o mundo é o organizador do Simpósio de Medicina de Montanha no Chile e palestrante de eventos de escalada no Chile, Argentina e Espanha

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.