A história do Caminito del Rey: A rota que era conhecida como a mais perigosa do mundo

Você já escutou falar sobre o Caminito del Rey? A caminhada, para alguns constitui uma trilha, por entre penhascos com uma alta sensação de exposição, foi recentemente reformado e atualmente é bastante seguro. Não que tenha perdido a sua periculosidade, mas atualmente é um caminho para fazer e contar várias histórias.

O Caminito del Rey, que fica no cânion de los Gaitanes, na província espanhola Andaluzia (distrito de Málaga) é um dos trajetos de trekking considerado das mais perigosas do mundo. Sua periculosidade perde somente para o trekking Huashan na China.

Passando por paredes verticais com 300 metros de altura, toda em calcário, esculpidas pelo rio Guadalhorce, é um dos lugares que se pode encontrar escaladores de todo o mundo. O local de escalada da região é conhecido como El Chorro e conta com mais de 1.000 vias de escaladas conquistadas.

A graduação em El Chorro é bastante variada, com muitas vias de 5° Fr (15%), 6° Fr (45%), 7° Fr (30%) e 8° Fr (10%). Não vias de nono grau francês. A altura média das vias do local é de 20 metros, mas há algumas com até 230 metros.

História

A região, no início do século XX, necessitava de uma hidroelétrica para que a região se desenvolvesse. A encarregada disso foi a Sociedad Hidroeléctrica del Chorro, uma empresa criada em 1903 (mas dissolvida em 1967) na província espanhola de Málaga, sendo a segunda companhia hidrelétrica ibérica da história.

Enquanto a empresa, que era a proprietária de Salto del Gaitanejo e Salto del Chorro, localidades que estavam sendo construídas hidroelétricas, vislumbraram a necessidade de uma maneira que os operários pudessem fazer a manutenção. Transporte de materiais e vigilância dos locais.

Assim nasceu a iniciativa de construir pequenos corredores suspensos, em forma de prateleiras, para que os operários pudessem realizar as tarefas. Com esta “canetada”, iniciou-se as obras em 1901 e somente foram concluídas em 1905.

Entretanto, a hidroelétrica somente foi finalizada em 1921. Na sua inauguração o Rei Alfonso XIII foi prestigiar a nova obra. Diz a lenda que ele percorreu todo o caminho, mas há quem diga que ele somente visitou mas não teve coragem de percorre-lo.

A partir deste momento esta prateleira suspensa foi batizada de Caminito del Rey. Mas com o tempo, especialmente após a dissolução da hidroelétrica, a rota foi abandonada, sem qualquer manutenção. Com isso a estrutura ficou comprometida, tendo vários desmoronamentos em alguns trechos.

E hoje?

Atualmente o Caminito del Rey é uma rota turística, não sendo usada mais por operários. O local é gerenciado pelo órgão de mesmo nome, foi reformada e reinaugurada no início do século XXI.

Após a morte de quatro turistas, por conta de dois acidentes, nos anos de 1999 e 2000, respectivamente, o governo da Espanha fechou o caminho à visitação. Somente em 2011, o governo da Andaluzia entraram em um acordo para custear a obra e restaurar o trajeto.

Na remodelação foi construído um estacionamento, iluminação e museu. Ao todo foram gastos de € 9 milhões e durou aproximadamente três anos e foi reaberto em março de 2015.

Nos últimos anos, antes de sua reforma, tinha ganho o apelo de trekking mais perigoso do mundo. Os visitantes e população local avisavam que somente os mais valentes conseguiam fazer todo o percurso.

Curiosamente a estrutura da prateleira suspensa era em madeira, atualmente, após a reforma é toda em concreto, com guarda-corpo e até mesmo um cabo de aço usado da mesma maneira que uma via-ferrata.

Mais informações: http://www.caminitodelrey.info

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.