Cachoeira do Tabuleiro implanta sistema experimental para liberação da escalada

cachoeira_do_tabuleiroPara os escaladores que procuram aventura na região da Serra do Cipó uma boa notícia: as escaladas na Cachoeira do Tabuleiro estarão liberadas sob sistema experimental a partir da próxima semana.

O tipo de escalada praticada no local é “big wall” ou tradicional.

As vias lá conquistadas se caracterizam por serem alta exposição e exigirem grande comprometimento dos escaladores.

Um dos mediadores da liberação, o escalador Leandro Reis, informou que esta está em caráter experimental mediante preenchimento de formulário próprio contendo o regulamento e procedimentos para a autorização da escalada.Lencois_ws_2645_32a_Cachoeira_da_Fumaca_Palmeiras_-_Lencois_CD_BA_-_2005[1]

A proibição da escalada na Cachoeira do Tabuleiro se deu pela preocupação com a segurança das pessoas que se banham no poço formado pela cachoeira, e que podiam ser atingidas por pedras que porventura poderiam se soltar em uma escalada.

A mediação foi feita a partir da participação no conselho consultivo do Parque Estadual da Serra do Intendente.

A negociação teve ainda a participação dos secretários de meio-ambiente e turismo da cidade de Conceição do Mato Dentro – MG visto que o parque é administrado em conjunto por estado (IEF – Instituto Estadual de Florestas) e município.

Esta é uma ação do programa “Acesso MG” que já abrangeu São João Del Rei (Serra do Lenheiro) e Barão de Cocais (Combotas), para saber mais acesse: acessomg.blogspot.com

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é apaixonado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema”. Foi jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

There is one comment

  1. Samuel Cachoeira Tabuleiro

    Gratidão por divulgar as cachoeiras gigantes do Brasil, Minas Gerais e a cachoeira do coração Tabuleiro.
    Sou Samuel guia e proprietário da Pousada da Gameleira.
    Será um grande prazer receber e guiar voces pela cachoeira do Tabuleiro, sitio arqueológico e outras 70 cachoeiras na região, maravilhas do nosso quintal, compartilhando energias e vivencias espirituais, reforçando o encontro da vida na natureza e nossa arvore gameleira com 458 anos.
    Paz luz felicidades.
    Inté namaste!
    Samuel ace

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.