Cachoeira do Tabuleiro implanta sistema experimental para liberação da escalada

cachoeira_do_tabuleiroPara os escaladores que procuram aventura na região da Serra do Cipó uma boa notícia: as escaladas na Cachoeira do Tabuleiro estarão liberadas sob sistema experimental a partir da próxima semana.

O tipo de escalada praticada no local é “big wall” ou tradicional.

As vias lá conquistadas se caracterizam por serem alta exposição e exigirem grande comprometimento dos escaladores.

Um dos mediadores da liberação, o escalador Leandro Reis, informou que esta está em caráter experimental mediante preenchimento de formulário próprio contendo o regulamento e procedimentos para a autorização da escalada.Lencois_ws_2645_32a_Cachoeira_da_Fumaca_Palmeiras_-_Lencois_CD_BA_-_2005[1]

A proibição da escalada na Cachoeira do Tabuleiro se deu pela preocupação com a segurança das pessoas que se banham no poço formado pela cachoeira, e que podiam ser atingidas por pedras que porventura poderiam se soltar em uma escalada.

A mediação foi feita a partir da participação no conselho consultivo do Parque Estadual da Serra do Intendente.

A negociação teve ainda a participação dos secretários de meio-ambiente e turismo da cidade de Conceição do Mato Dentro – MG visto que o parque é administrado em conjunto por estado (IEF – Instituto Estadual de Florestas) e município.

Esta é uma ação do programa “Acesso MG” que já abrangeu São João Del Rei (Serra do Lenheiro) e Barão de Cocais (Combotas), para saber mais acesse: acessomg.blogspot.com

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

There is one comment

  1. Samuel Cachoeira Tabuleiro

    Gratidão por divulgar as cachoeiras gigantes do Brasil, Minas Gerais e a cachoeira do coração Tabuleiro.
    Sou Samuel guia e proprietário da Pousada da Gameleira.
    Será um grande prazer receber e guiar voces pela cachoeira do Tabuleiro, sitio arqueológico e outras 70 cachoeiras na região, maravilhas do nosso quintal, compartilhando energias e vivencias espirituais, reforçando o encontro da vida na natureza e nossa arvore gameleira com 458 anos.
    Paz luz felicidades.
    Inté namaste!
    Samuel ace

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.