20 movimentos em teto e crux no final: Assista à primeira ascensão feminina de “Cigano” (V11)

O produtor Diego Lara, junto com Igor Melo, captou as imagens da escaladora mineira Maíra Vilas Boas fazendo a primeira ascensão feminina da linha de boulder “Cigano”, de dificuldade graduada em V11.

Atualmente no Brasil o limite de dificuldade em escalada em boulder pertence à goiana Jordana Agapito, que encadenou em julho de 2015 a linha “Kalunga” graduada em V12, localizada em Cocalzinho de Goiás. Em nível mundial, o limite máximo de dificuldade está em V17 (aguardando confirmação) por Nalle Hukkataival. No time feminino de cadenas de boulder está a americana Ashima Shiraishi, com a ascensão de um V15 em 2016.

A linha encontra-se na cidade de Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte, no local de escalada conhecido como Pedra Rachada. A Pedra Rachada é considerada especial pelos frequentadores do local por sua beleza.

No estado de Minas Gerais encontra-se a linha de boulder considerada uma das linhas mais difíceis do país: “Libertadores”, graduada em V14 e encadenada pelo paulista Felipe Camargo em 2013. A linha de boulder mais difícil do país acredita-se que está em Ubatuba: “Fortaleza”. A linha, graduada em V15, foi encadenada em julho de 2014 e ainda não houve confirmação de sua graduação.

Na produção de “Cigano”, Diego Lara capta imagens e declarações de Maíra Vilas Boas a respeito de sua preparação para encadenar a linha do boulder.

There are 3 comments

  1. Diego Lara

    Olá Arthur, boa noite!

    Os registros audiovisuais são uma forma de imortalizar certos acontecimentos, de acordo com o que cada pessoa considera relevante ou não. Independente se a “notícia” é velha, o fato importa para todas as pessoas que se interessam pelo montanhismo e pela escalada.

    Espero que tenha gostado da história e do vídeo. Abraço.

    E obrigado ao blog da escalada por contribuir na disseminação da informação sobre nossa atividade e por divulgar o vídeo.

    Cordialmente,

    Diego Lara.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.