Billi Bierling: Quem é a mulher considerada a substituta de Elizabeth Hawley no Nepal

Falecida em janeiro deste ano, a norte-americana Elizabeth Hawley era responsável pela criação de dados e manutenção do Himalayan Database. Miss Hawley, como era conhecida em Kathmandu (capital do Nepal), realizou um trabalho de registro e compilação de dados de todos os montanhistas que alegavam ter chegado ao pico de alguma montanha no Nepal. O trabalho realizado pela norte-americana é reconhecido pela comunidade de montanha como uma espécia de “selo de validade” para qualquer montanhista do Nepal. Após a sua morte, uma pessoa ficou com a herança da responsabilidade de auditar as ascensões no Nepal, a jornalista e montanhista alemã Billi Bierling.

Nascida nos Alpes alemães, começou a escalar enquanto estudava na Inglaterra. Durante uma visita o Nepal em 1998, se apaixonou pela atividade e aprendeu a importância do trabalho que a Miss Hawley exercia para o montanismo. Desde então, a jornalista visitava constantemente o Nepal para praticar trekking e escalada. Após concluir o mestrado em jornalismo em 2001, escreveu uma carta para Elizabeth Hawley e se ofereceu para ajudar nas entrevistas com as equipes de montanhismo que realizava as expedições.

Foto: Billi Bierling

Bierling foi gentilmente respondida por Hawley de que sua ajuda seria mais que bem-vinda, e assim que começou esta relação profissional entre ambas. Quando chegou para ajudar a norte-americana em 2004, a alemã pensou que ficaria ali por apenas uma temporada, mas desde então vive na capital nepalesa. Além de trabalhar para Miss Hawley, Bierling escrevia histórias para várias publicações de montanhismo e reportagens para o serviço de inglês da Radio Deutsche Welle.

A principal diferença entre Hawley e Bierling é que a falecida cronista do Himalaia nunca tinha pisado no cume das montanhas do Nepal. Já Billi Bierling é uma alpinista experiente. Elizabeth Hawley parou de entrevistar escaladores por volta de 2016. Sua memória e capacidade de raciocínio começaram falhar no meio das entrevistas nesta época.

Foi aí que toda uma equipe de entrevistadores começou a trabalhar em conjunto com Elizabeth Hawley. Algumas destas pessoas é a alemã Billi Bierling, a qual é apontada por muitos como a sucessora de Hawley, já que possui uma postura investigativa semelhante à norte-americana. Quando questionada sobre esta responsabilidade, ela afirma categoricamente que “faz parte de uma equipe”.

Foto: Billi Bierling

Além de Billi Bierling existem mais três coletores de dados: o francês Rodolphe Popier, alemão Tobias Pantel e o nepalês Jeevan Shrestha. Todas estas pessoas trabalharam mais tempo que Bierling com a falecida Miss Hawley. Com o aumento do volume de montanhistas no país, o trabalho de levantamento de dados passou a ser uma tarefa para mais de uma pessoa.

Além delas, há o fundador do Himalayan Database (fonte de informações altamente valiosa e possa ser baixado gratuitamente) Richard Salisbury, que fica responsável por digitalizar os dados. Billi Bierling na entrevista analisa fotos, pergunta sobre passagens por lugares e, como prega o bom jornalismo, faz cruzamento de informações por quem passou pelo montanhista no ataque ao cume.

Bierling não nega que por diversos motivos, incluindo pressão de patrocinadores, alguns montanhistas acaba mentindo sobre o feito. O trabalho de Billi, assim como de todos os que fazem este levantamento para o Himalayan Database fundamental para que a credibilidade do montanhismo não seja abalada.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.