Baú de Minas aberto para escaladas – Saiba os detalhes do novo funcionamento

O local de escalada conhecido como Baú de Minas (oficialmente chamado de Gruta do Baú), localizado no município de Pedro Leopoldo-MG, está reaberto para escaladas. O local, considerado um dos melhores para a prática de escalada esportiva no Brasil, estava fechado à escaladas por mais de 10 anos. Durante este período apenas alguns escaladores, por meio de trâmite burocrático, conseguiam permissão para escalar no local.

Por ficar em uma propriedade particular, as conversações para a liberação da área tomou mais tempo que o necessário. O Baú de Minas (Gruta do Baú) possui aproximadamente 100 vias esportivas, com graus de dificuldade que variam desde 4º até 9º grau brasileiro, em rocha calcária da excelente qualidade. Grande parte das vias foram abertas no mesmo período de desenvolvimento da Lapinha.

Foto: http://mapio.net/

Foto: http://mapio.net/

Extraoficialmente, nos últimos tempos, o Baú de Minas (Gruta do Baú) estava recebendo escaladores, mas grande parte era mediante acompanhamento de alguns escaladores locais os quais tinham permissão de escalar por lá. Agora este tipo de acompanhamento não é mais necessário.

O caseiro da fazenda, que é responsável pela administração da propriedade, afirmou também que as vias do local passarão por uma inspeção e manutenção, já que passaram muitos anos fechadas para a escalada sem este tipo de vistoria. Escaladores locais, assim como interessados de outras localidades, farão esta inspeção.

Foto: http://mapio.net/

Foto: http://mapio.net/

O local possui um guia de escaladas mas que, segundo afirmam os escaladores locais, possui quase 15 anos desde a sua última edição e carece de uma atualização visual e revisão das informações.

Grande parte das vias de escalada do Baú de Minas (Gruta do Baú) são de 6º e 7º graus brasileiro tornando o local grande atrativo para escaladores que procuram realizar volume nesta graduação.

Funcionamento

O local está aberto a escaladas todos os dias da semana e é necessário pagar R$ 10,00 ao caseiro da fazenda antes de estacionar o carro próximo às vias de escalada. O próprio caseiro deixa claro que o banheiro “molhado” terá melhorias para receber os escaladores. A instalação deste banheiro é para minimizar o impacto ambiental de muitos escaladores visitando o local.

Ficou estabelecido também que na hipótese da existência de acúmulo de lixo deixado por escaladores, assim como evidências e recorrências de mau comportamento, o local será fechado sem aviso prévio ou negociação.

Mesmo tendo avisado da necessidade do bom comportamento dos escaladores, o caseiro deixou claro também que não há limite diário de quantidade de escaladores. Para os escaladores interessados a conhecer o local, a hospedagem mais próxima fica no Abrigo Lapinha.

Foto: http://wikimapia.org/

Foto: http://wikimapia.org/

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.