Empresa japonesa cria barraca alpina revolucionária que pesa menos de 1kg

A empresa japonesa Locus Gear introduziu no mercado internacional esta semana um produto que promete revolucionar as barracas alpinas (barracas de quatro estações). Segundo informou a empresa, o produto possui apenas uma camada (usualmente barracas de qualidade possuem duas) e é feita de Dyneema. Detalhe: a barraca não condensa e pesa pouco menos de 1 kg. Desta maneira o peso das mochilas de montanhistas de alta montanha pode ser sensivelmente reduzido. Normalmente uma barraca alpina de qualidade pesa em torno de 4,5 kg.

Para quem não sabe a sigla UHMW (Ultra High Molecular Weight Polyethylene) significa Polietileno de Ultra Alto Peso Molecular. O peso molecular extremamente elevado proporciona a essa plástico tecnológico excelentes propriedades mecânicas, viscosidade alta no estado fundido com índice de fluidez (190°C / 21,6 kg) aproximando de zero. Destaca-se como principais qualidades a alta resistência ao desgaste por abrasão, a alta resistência ao impacto e o baixo coeficiente de atrito. Dyneema e Spectra é o nome comercial deste produto.

Por ser extremamente leve (como descrito no parágrafo anterior) e uma durabilidade próxima à do metal, é muito utilizada para roupas de proteção, como coletes policiais e casacos para motociclistas. A empresa japonesa Locus Gear resolveu apostar em uma barraca única (apenas uma camada), fácil de montar e de peso levíssimo (1 kg).

Projetada pelo designer Jotaro Yoshida, a barraca batizada de “Djedi Dome” levou quatro anos entre pesquisas e protótipos para ser lançada. Grande parte destes estudos foi para possibilitar que a barraca fosse respirável Item fundamental neste tipo de equipamento).

De acordo com testes feitos em laboratórios, a barraca suporta até 15 metros coluna de água e uma dissipação de vapor (que ocasiona condensação no interior da barraca) de 50.000 gramas por metro quadrado (durante 24 horas).

A Djedi Dome é o primeiro produto a combinar tecidos de Dyneema e eVent (membrana porosa respirável). O modelo comporta duas pessoas e mede 265 x 160 x 130 cm (pesa exatos 980 g). A barraca inicialmente custará US$ 1.180,00. O modelo com tela na porta sai por US$ 1.330.

Para saber mais: http://locusgear.com/

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.