Empresa japonesa cria barraca alpina revolucionária que pesa menos de 1kg

A empresa japonesa Locus Gear introduziu no mercado internacional esta semana um produto que promete revolucionar as barracas alpinas (barracas de quatro estações). Segundo informou a empresa, o produto possui apenas uma camada (usualmente barracas de qualidade possuem duas) e é feita de Dyneema. Detalhe: a barraca não condensa e pesa pouco menos de 1 kg. Desta maneira o peso das mochilas de montanhistas de alta montanha pode ser sensivelmente reduzido. Normalmente uma barraca alpina de qualidade pesa em torno de 4,5 kg.

Para quem não sabe a sigla UHMW (Ultra High Molecular Weight Polyethylene) significa Polietileno de Ultra Alto Peso Molecular. O peso molecular extremamente elevado proporciona a essa plástico tecnológico excelentes propriedades mecânicas, viscosidade alta no estado fundido com índice de fluidez (190°C / 21,6 kg) aproximando de zero. Destaca-se como principais qualidades a alta resistência ao desgaste por abrasão, a alta resistência ao impacto e o baixo coeficiente de atrito. Dyneema e Spectra é o nome comercial deste produto.

Por ser extremamente leve (como descrito no parágrafo anterior) e uma durabilidade próxima à do metal, é muito utilizada para roupas de proteção, como coletes policiais e casacos para motociclistas. A empresa japonesa Locus Gear resolveu apostar em uma barraca única (apenas uma camada), fácil de montar e de peso levíssimo (1 kg).

Projetada pelo designer Jotaro Yoshida, a barraca batizada de “Djedi Dome” levou quatro anos entre pesquisas e protótipos para ser lançada. Grande parte destes estudos foi para possibilitar que a barraca fosse respirável Item fundamental neste tipo de equipamento).

De acordo com testes feitos em laboratórios, a barraca suporta até 15 metros coluna de água e uma dissipação de vapor (que ocasiona condensação no interior da barraca) de 50.000 gramas por metro quadrado (durante 24 horas).

A Djedi Dome é o primeiro produto a combinar tecidos de Dyneema e eVent (membrana porosa respirável). O modelo comporta duas pessoas e mede 265 x 160 x 130 cm (pesa exatos 980 g). A barraca inicialmente custará US$ 1.180,00. O modelo com tela na porta sai por US$ 1.330.

Para saber mais: http://locusgear.com/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.