Avaliação Sistema para Café Prepare & Conserve – Stanley

O Sistema para Café Prepare & Conserve da marca Stanley, é um tipo de cafeteira do tipo prensa francesa que tem como principal objetivo oferecer ao campista, ou praticante de atividade de natureza, a possibilidade de preparar café feito na hora ocupando um mínimo espaço na mochila. O produto também promete conservar a temperatura do café por algumas horas.

Segundo o seu fabricante, após colocado na garrafa térmica, o café fica quente até por 15 horas. Para maior comodidade do usuário o sistema possui encaixe das peças que permite que o conjunto seja guardado na hora.

O produto é comercializado na forma de um kit composto por  :

  • Garrafa térmica
  • Recipiente para esquentar  e prensa integrados
  • Tampa transforma-se em dois copos para compartilhar o café
  • Compartimento seco na vedação para armazenagem de pó de café (suficiente para dois preparos)

O Teste

O Sistema para Café Prepare & Conserve foi testado durante uma viagem de mochilão de 25 dias na Patagônia Argentina, que teve variações de temperatura de 3oºC (Região da Piedra Parada) e 5ºC (Região do Valle Encantado), além da incidência de muito vento todo o tempo.

O equipamento foi utilizado para preparar o café para duas pessoas durante a viagem, tanto no camping quanto no local de escalada esportiva;

O kit também foi utilizado em fogões normais em residência sob fogo mais intenso. Para ser testado devidamente, após o preparo o café foi guardado e consumido após 10 horas para verificar o funcionamento da garrafa térmica.

O equipamento foi limpo após o uso utilizando somente materiais comuns ao campismo como, por exemplo,  lenços de papel, água corrente de rio (utilizando sabão neutro), pias rudimentares com água encanada (utilizando detergente).O produto não foi colocado em máquina de lavar louça.

Para ser testado foi guardado dois dias sem efetuar limpeza.

O Sistema para Café Prepare & Conserve foi transportado sempre dentro de mochilas junto a equipamentos de camping e escalada, limpo e, às vezes, sem lavar.

Prós

  • Qualidade dos materiais
  • Encaixes
  • Volume
  • Isolamento térmico

Contras

  • Peso

Notas

  • Qualidade de Material : 5,0  
  • Acabamento : 5,0
  • Design : 5,0 
  • Ergonomia : 5,0 
  • Facilidade de Limpeza : 4,0
  • Relação peso x volume : 3,0 
  • Relação custo x benefício : 4,0
  • Nota Final : 4,42

Opinião

O Sistema para Café Prepare & Conserve agradou bastante durante os testes e, na maioria do tempo que foi utilizada, superou as expetativas. Apesar de ter sido utilizado a princípio com certo ceticismo, provou ser uma peça fundamental e prática no preparo do café.

O kit, o qual é composto por peças feitas em materiais de alta qualidade que possui partes que se encaixam perfeitamente, oferece boa segurança (não vaza quando fechado), além de, por ser um produto relativamente robusto, aparenta ter uma longa vida útil. Por ser bastante minimalista, e com boa linguagem visual nas instruções, demostrou ser um bom projeto de design pela empresa fabricante.

Um dos pontos fortes do kit, que chamou a atenção pela sua eficiência, é a perfeição dos encaixes de cada peça na hora de guardar, além de ajudar na organização na mochila ocupa pouco espaço permitindo ser guardado sem a necessidade de lavar.

O Sistema para Café Prepare & Conserve tem um volume compacto e durante as várias arrumações da mochila demonstrou ocupar pouco espaço quando colocado dentro, sobretudo levando em consideração a quantidade de peças que tem. Entretanto seu ponto negativo fica por conta de seu peso (aproximadamente 1 kg) que pode ser desinteressante para praticantes de trekking que realizam travessias e longas caminhadas.

Por conta do peso o uso do equipamento no deslocamento longo (vários km com a mochila) torna necessária uma avaliação criteriosa do uso, ou não, do kit. Por isso para quem acampa e viaja de carro ou anda pouco não é um problema.

Pela versatilidade apresentada o produto é indicado para praticantes de esportes outdoor, mas também é em parques ou na praia.

Sobre o Autor

Luciano Fernandes

Luciano Fernandes

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é apaixonado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema”. Foi jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.