Avaliação sapatilha Solution Feminina – La Sportiva

As sapatilhas de escalada  La Sportiva Solution tem como principal objetivo oferecer precisão, conforto e performance ao escalador esportivo. Seu design arrojado, com o formato do solado em forma côncava, ajuda ao escalador escalar vias negativas com pequenos regletes.

Segundo o seu fabricante seu solado de borracha Vibram XS Grip possui extra aderência e a plataforma de construção P3 proporciona melhor ajuste do calcanhar e mobilidade dos pés ao escalar. Outra funcionalidade do modelo é o sistema de ajuste batizado de Fast Lacing System, que promete facilidade e agilidade.

O teste 

A sapatilha foi testada durante um período de 10 dias de escaladas em rocha calcária no estado de Minas Gerais.

Os locais escolhidos para o teste foram a Lapa do Seu Antão (Pedro Leopoldo-MG) e a Serra do Cipó. Ao total foram escaladas neste período aproximadamente 50 vias, que variaram seus graus de dificuldade de 5ºsup até 7b (graduação brasileira) predominantemente negativas.

la-sportiva-solution-1

As sapatilhas de escaladas La Sportiva Solution foram calçadas somente na base das vias e sobre algum tipo de proteção da corda, não ocorrendo em nenhum momento caminhadas com o calçado. Logo após o uso foram deixadas para secar o suor em sombra e local fresco.

O equipamento não foi utilizado nenhuma vez com meias e foram transportadas dentro de mochilas junto a outros equipamentos de escalada.

A sapatilha foi limpa apenas com pano úmido e na parte emborrachada não sendo usado nenhum material químico.

Prós

  • Formato agressivo
  • Sensibilidade
  • Boa aderência em calcário
  • Tecnologia “P3 Platform” (faz com que a sola não perca o formato agressivo)
  • Fôrma estreita

Contras

  • Pouco versátil para aderência ou vias tradicionais
  • Desconforto em vias esportivas longas

Notas

  • Qualidade de material : 5,0 
  • Acabamento : 5,0 
  • Design : 5,0 
  • Conforto : 4,0 
  • Relação Peso x volume: 5,0 
  • Relação custo x benefício: 4,0 
  • Nota final: 4,67  

Opinião

A sapatilha La Sportiva Solution Feminina agradou bastante durante os testes mas deixou algo bem claro: é quase exclusivamente voltada ao público que realmente vai escalar boulder ou vias esportivas negativas e técnicas.

As principais características de seu design agressivo e assimétrico, além a ausência de midsole (palmilha) – o que não só tornou a sapata confortável, mas também auxiliou em partes bastantes técnicas nas vias de escalada. Isso porque a parte da frente e de trás do solado são separadas e, portanto, oferecem mais flexibilidade para os pés.

la-sportiva-solution-4

Uma outra característica importante da La Sportiva Solution é que o solado se molda ao pé rapidamente, promovendo uma maior sensibilidade e com isso tornando-se bastante precisa. A sensação geral é de estar sempre “sentindo” muito a rocha, tanto com o calcanhar quanto com os dedos. A sensibilidade é bem perceptível especialmente com a ponta dos pés, o que ajuda bastante no momento da escalada.

A sapatilha amaciou bem rápido, e já no quarto dia de uso não sentia mais tanta dor nos pés por estar apertada. Mas em vias esportivas mais longas quase sempre foi preciso tirar rapidamente no final. Por conta desta necessidade conclui-se que não é uma sapatilha para aquecer e sim para encadenar o projeto do dia.

la-sportiva-solution-6

Durante os testes da La Sportiva Solution pude sentir um pouco de dor, pois os dedos ficavam “enrolados” para baixo na ponta, o que acabou criando calos e bolhas nos dois dedões nos primeiros dias de uso.

Em compensação em vias bastante negativas a sapatilha saiu-se muito bem, especialmente quando existiam agarras para os pés bem pequenas. A ponta voltada para baixo se encaixa muito bem até mesmo em agarras minúsculas, além de buracos, abaulados e saboneteiras.

la-sportiva-solution-2

Apesar da grande cobertura de borracha na parte da frente ajudar muito nos travamentos de dedão, ela acabou sendo versátil também em uma via específica na Serra do Cipó que pedia entalamento do pé em uma fissura. No entanto, a falta de midsole e o design côncavo não permitem chapar o pé inteiro com eficiência.

O sistema de ajuste é bastante rápido e permite deixar a sapatilha mais ou menos apertada, o que ajuda bastante no final do dia quando o pé já está bem inchado por conta do uso.

O forro de tela interior permite colocar e tirar a sapatilha de escalada com relativa facilidade, além de permitir o pé respirar o que ajuda a prevenir chulé.

la-sportiva-solution-3

Finalmente, o modelo feminino da La Sportiva Solution é mais estreito que o masculino e, por isso, se adapta melhor a quem tem pés finos.

A La Sportiva Solution é sem dúvida a sapatilha de escalada ideal para boulders ou vias esportivas negativas e técnicas. Apesar de não ser muito confortável em vias fáceis, sua ponta virada para baixo, além do calcanhar bem desenhado, foram fundamentais em vias negativas onde escalei, sobretudo onde existiam pés bem pequenos ou quase inexistentes.

la-sportiva-solution-5

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.