Avaliação Saco de Estanque 10 litros – Azteq

Saco-estanque-AZTEC-8O Saco de Estanque 10 litros – Azteq tem como objetivo principal oferecer impermeabilidade em seu continente, mantendo-o seco e protegido de umidade e contato com a água.

Segundo o seu fabricante tem como principais características a durabilidade, leveza e alta impermeabilidade. O Saco de Estanque 10 litros – Azteq pesa vazio uns 90g.

O Teste

Saco-estanque-AZTEC-4O saco de estanque foi testado em diversas situações de camping em lugares isolados de contato com civilização (camping selvagem e em travessias) em lugares de distinto clima.

O produto foi utilizado em um camping selvagem durante 14 dias na Patagônia argentina, mais precisamente na região da Piedra Parada.

Foi utilizado ainda em travessias de rios e córregos durante caminhadas, que exigiu boa impermeabilidade do produto.

O saco de estanque foi testado em diversos campings na Serra da Mantiqueira, o qual enfrentou chuvas na maioria deles.

O equipamento foi carregado vazio dentro de mochilas junto a outros equipamentos de escalada e camping.

Durante o seu uso não foi depositado nenhum objeto pontiagudo, ou que pudesse perfurar o corpo do saco de estanque, apenas comida, roupas, calçados e materiais que necessitassem ficar protegidos de contato com a água.

O Saco de Estanque foi lavado sem uso de produtos químicos, apenas com sabão de coco e deixado para secar à sombra.

Prós

  • Leveza
  • Praticidade
  • Compacidade
  • Capacidade de armazenamento

Contra

  • Baixa impermeabilidade
  • Alta condensação
  • Fragilidade do material a atrito

Notas

  • Qualidade de material : 3.0 
  • Acabamento : 3.0 
  • Design : 3.0 
  • Relação Peso x volume : 4.0 
  • Relação custo x benefício : 4.0 
  • Nota final : 3.4 

Opinião

Saco-estanque-AZTEC-3O saco de estanque da Azteq teve boa performance durante os testes, e mostrou-se bastante útil nas situações às quais foi requerido.

O produto mostrou boa impermeabilidade, mas durante o uso com certa imersão à água houve penetração de água.

Em climas muito úmidos com baixa temperatura, o Saco de Estanque demonstrou certo condensamento em seu interior, aparecendo traços de umidade.

Sua compactação, entretanto, quando não está sendo usado mostrou-se bastante útil, pois com baixo volume e peso pode ser transportado em caminhadas de longa duração.

Saco-estanque-AZTEC-2O corpo no material demostrou certa fragilidade no roçar de mochilas quando carregado, e pode apresentar problemas ao longo de seu tempo de uso.

O equipamento é indicado para travessias de baixa e média dificuldade, sendo desaconselhável o uso em trekkings que requerem a imersão do produto (por exemplo  ter que atravessar rios).

Para campings recreativos, dias de escalada esportiva e boulder é bastante útil para proteção em caso de chuva repentina.

Saco-estanque-AZTEC-1Saco-estanque-AZTEC-7 Saco-estanque-AZTEC-6 Saco-estanque-AZTEC-5

Sobre o Autor

Luciano Fernandes

Luciano Fernandes

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é apaixonado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema”. Foi jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.