Avaliação Pote Térmico Adventure – Stanley

O Pote Térmico Adventure  da marca Stanley tem como objetivo transportar, sem vazamentos, e manter os alimentos quentes para praticantes de atividades outdoor. Tem como destaque o design da tampa e “garfolher” que facilitam o consumo da refeição. Um compartimento dentro da rosca de vedação mantém ingredientes secos, que podem ser misturados na hora de consumir o alimento.

Segundo o seu fabricante o produto possui parede dupla, isolada a vácuo, que mantém a comida quente por até 12 horas.

O modelo testado possui capacidade de 532 ml e pesa, aproximadamente, 520 gramas (vazio).

Pote Térmico Adventure - Stanley

O teste

O Pote Térmico Adventure , foi usado em uma viagem  de 25 dias na região norte da Patagônia Argentina nas cidades de Bariloche, Villa Llanquín e Esquel.

Foi usado para levar o almoço em dias de escalada no Valle Encantado e no local de escalada conhecido como Piedra Parada , com temperaturas entre 5º e 15º.

Para intensificar os testes e avaliar a versatilidade foi utilizada com a maior diversidade de comidas e bebida como bebidas quentes como chás, café e sopas, puré de batata com queijo, molho de tomate, molhos com creme de leite, arroz e macarrão.

Durante os testes foi guardado sem lavar por até 3 dias (fechado). Posteriormente foi lavado em torneira convencional, com água fria e detergente ou sabão de coco.

O Pote Térmico Adventure foi usado no Brasil em dias de escalada esportiva em Pindamonhangaba.

Foi usado ainda  na cidade de Buenos Aires, com temperatura que variaram entre 5º e 15º.

O produto foi transportado sempre em mochilas junto com equipamento de escalada, roupas e comida. Tanto nos bolsos laterais como dentro da mochila.

Prós

  • Qualidade dos materiais e acabamento
  • Robustez
  • Não há condensação externa
  • Tampa dupla
  • Compartimento dentro da rolha
  • Facilidade de limpeza
  • Hermético

Contras

  • Relação Peso x Volume
  • Perda de temperatura pela tampa

Notas

  • Qualidade de Material: 5,0 
  • Acabamento: 5,0 
  • Design: 5,0 
  • Eficiência : 4,0 
  • Versatilidade: 5,0 
  • Facilidade de Limpeza: 5,0 
  • Relação peso x volume: 2,0 
  • Relação custo x benefício: 4,0 
  • Nota Final: 4,37

Opinião

O Pote Térmico Adventure,  agradou bastante em grande parte dos testes a qual foi submetido.

O produto é feito em aço inox, um material resistente e “higiênico”, fez com que o produto apresente uma boa robustez a alta resistência a choques mecânicos. Esta resistência garante, ao menos à primeira vista, uma longevidade de uso considerável e, por isso, é interessante a sua utilização por praticantes de atividades de natureza de todos os níveis.

Uma das coisas que mais agradou foi a versatilidade, é possível transportar qualquer tipo de alimento, tanto sólido quanto líquido, doce ou salgado e pelo fato do pote não agarrar cheiros nem gostos após o seu uso com apenas uma lavada simples, às vezes sem necessidade de produtos químicos, é o suficiente para a limpeza.

Para usos urbanos mostrou-se muito útil, é fácil de transportar e permite o consumo de alimentos em qualquer lugar, sem necessidade de mesa e podendo ser guardado sem lavar.

O compartimento na rolha (tampa com rosca) é um diferencial, permite levar algum ingrediente seco que pode ser colocado na hora de consumir, como croutons ou granola, permitindo desfrutar da “crocancia” desses ingredientes com fácil transporte armazenamento. O “garfolher” é eficiente e tem um design adequado e, pelo fato de não ser cortante nem punçante, facilita o transporte dentro da mochila.

As roscas da tampa possuem fechamento perfeito, além de serem bem ajustadas (não fica bambo). Durante todos os testes nunca ocorreu nenhum vazamento, mesmo quando colocada de boca para baixo na mochila durante os testes.

Durante os testes de resistência a choques mecânicos o equipamento resistiu muito bem. Mas dependendo do tipo de queda pode causar ranhuras na superfície, mas sem causar nenhum dano à sua funcionalidade.

Para conservar o calor ou frio em líquidos se mostrou muito eficiente, porém, em dias mais frios, notamos que a parte de cima da comida tinha perdido um pouco de temperatura, evidentemente pela tampa. A perda de calor não foi crítica e foi só misturar o alimento que ficou em uma temperatura adequada novamente, mas poderia ser melhorado para futuras versões.

Entretanto na relação peso x volume reside o ponto a se considerar do Pote Térmico Adventure. Seu peso é considerável (520 gramas quando vazio) e para caminhadas longas, ou travessias, pode incomodar o mochileiro. Por ser pesado (ainda mais quando possui comida), se comparada à necessidade de estar sempre leve em trekkings, deve ser analisada por cada pessoa o uso que vai proporcionar ao produto. Por conter 532 ml seu peso relativamente elevado dependendo da atividade pode não ser uma escolha interessante.

There is one comment

  1. Robertha

    Gostaria de saber quanto tempo ficou o alimento dentro do pote e se ao comê-lo estava quente ou morno. Comprei um igual e em menos de 7 horas a comida já está morna/quase fria… Queria saber se é assim mesmo ou se tem algum “macete” além de colocar a água quente antes de colocar o alimento…

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.