Avaliação mosquetão Wolf – Alpen Pass

MosquetaoWolf1O mosquetão modelo Wolf da marca de equipamentos Alpen Pass tem como objetivo ser uma excelente alternativa para quem busca um mosquetão para a prática de escalada e montanhismo.

Segundo o seu fabricante suas principais características são a leveza, resistência, tamanho compacto e durabilidade.

O teste

O mosquetão Wolf foi testado prioritariamente em escaladas, sendo utilizando primeiramente com freio de MosquetaoWolf6segurança e posteriormente fazendo parte da solteira em uma parada.

O mosquetão foi testado também como parte de equalizações em paradas de vias esportivas e tradicionais.

O produto foi testado em escaladas em três tipos de rochas distintas (Calcário, Granito e Gnaisse) além de ser testado em chapeletas, chapeletas “bonier” e grampos tipo “P”.

O produto foi sempre transportado junto de outros equipamentos de escalada.

Em uma ocasião foi utilizado para ancoragem do segurador em uma via esportiva.

O produto em nenhum momento foi utilizado para pendurar utensílios na mochila, ou como chaveiro por não fazer sentido tal tipo de teste.

Prós

  • Tamanho
  • Maleabilidade do gatilho
  • Rosca de travamento eficiente
  • Suavidade e rapidez de rosqueamento

Contras

  • Abertura do gatilho reduzida
  • Peso

Notas

  • Qualidade de material: 5,00
  • Acabamento: 4,50
  • Design: 3,5
  • Relação Peso x volume: 3,00
  • Relação custo x benefício: 4,50
  • Nota final: 4,10

Opinião

MosquetaoWolf7O mosquetão modelo wolf da marca Alpen Pass teve um extensivo teste que procurou abranger todas as possibilidades de escalada.

O seu tamanho reduzido causou boa impressão desde o início, além de se mostrar muito versátil por conta deste detalhe.

Entretanto um aspecto chamou a atenção pelo peso parecer ser incompatível com o tamanho apresentado.

Foi aferido de maneira empírica e seu peso se assemelhava ao de um mosquetão maior (modelo Pera).

Acredita-se que pelo material adotado, que possui uma resistência  maior que o normal possa ter interferido neste aspecto.

Um outro ponto que chamou a atenção foi a abertura reduzida do gatilho, especialmente quando usado no Loop da cadeirinha, obstruindo um pouco a abertura do gatilho.

Entretanto foram aspectos pontuais, e que interferem somente para escaladores de vias tradicionais, não importando muito para quem é praticante de escalada esportiva.

Segundo informações disponíveis no site do fabricante afirma que o mosquetão é para “múltiplos usos”, entretanto não é recomendado para ser utilizado na segurança, mesmo que de um freio auto-blocante.

MosquetaoWolf5 MosquetaoWolf4 MosquetaoWolf3 MosquetaoWolf2

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

There is one comment

  1. Flavio Kunreuther

    Agradecemos a avaliação, os elogios e as críticas feitos pelo blog. Um comentário, contudo, nos parece importante. Não recomendamos o uso deste modelo de mosquetão para a conexão entre a cadeirinha e o freio assegurador. Para esta tarefa, modelos HMS, com maior abertura de gatilho e maior área de trabalho são recomendados (modelos Jumb e Klein da Alpen Pass, por exemplo). O mosquetão Wolf testado nesta avaliação, por outro lado, tem excelente desempenho em múltiplos usos, como no auto seguro, em ancoragens (com exceção do ponto central, onde também é mais adequado um “pêra” ), sistemas de redução, etc.

    No fim das contas, o que importa é o esclarecimento ao iniciante e a difusão da melhor informação possível ao usuário de produtos para atividades em altura.

    Obrigado e boas escaladas a todos!

    Flavio Kunreuther
    Equipe Alpen Pass

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.