Avaliação mochila Volt 60 – Osprey

A mochila Volt 60 da marca Osprey tem como objetivo permitir que o usuário carregue um  volume de bagagem suficiente para uma viagem de mochilão, travessia de vários dias ou um final de semana de acampamento. Seu sistema de amortecimento e regulagem de altura visam dar mais conforto e estabilidade ao usuário.

Segundo o seu fabricante é bastante leve dentre os modelos existentes no mercado, se à mesma capacidade (60 litros)  no mercado, é bastante versátil e permite otimizar o espaço interno com bolsos bem localizados e desenhados para ampliar a capacidade da mochila.

Mochila-osprey-volt-60-8

O teste

A mochila Volt 60 da Osprey foi testada em 2 trekkings de média dificuldade: Parque da Cantareira, na região metropolitana da cidade de são paulo, e o Pico dos Marins, na região de Piquete-SP. O produto foi testado também em um dia de escalada na Falésia Paraíso em Pindamonhangaba-SP.

O equipamento foi carregado com carga mediana (8 kg + peso da mochila) que possibilitasse o deslocamento de vários quilômetros sem a necessidade de várias paradas para descanso.

Mochila-osprey-volt-60-7

Durante o trekking no Pico dos Marins houve a ocorrência de ventos fortes com pequena incidência de garoa fina. A mochila foi transportada até os locais em porta-malas de automóveis junto com outros equipamentos. Não houve contato com nenhum produto químico ou solvente durante todos os testes.

A mochila durante o dia de escalada foi carregada com equipamentos de escalada, o que a tornou mais pesada que os testes de trekking. Durante o dia de escalada houve tempo ameno e ensolarado, livre de chuvas e umidade.

A mochila não foi lavada em máquinas e, quando necessitou limpeza, foi limpa com pano úmido sem resíduos produtos de químicos.

Prós

  • Conforto
  • Leveza
  • Robustez
  • Bolsos externos
  • Ajustes

Contras

  • Ausência de capa de chuva
  • Difícil ajuste da altura das alças
  • Tamanho das fitas de ajuste

Notas

  • Qualidade de material : 5,
  • Acabamento : 4,5 
  • Design : 3.5 
  • Conforto : 4.5 
  • Relação Peso x volume: 5,0
  • Relação custo x benefício: 4,0 
  • Nota final: 4,41  

Opinião

A mochila Volt 60 da Osprey causou boa impressão durante todo a bateria de testes a qual foi submetida. Desde o início mostrou-se bem robusta e a cada uso surpreendia com detalhes em seu design que não é visto em modelos desta capacidade.

O que chamou bastante a atenção foi seu peso próprio que, se comparado à outras mochilas de mesma capacidade, impressiona pela leveza. Em seu trabalho de design ficou claro a preocupação dos desenvolvedores em oferecer um produto com vários compartimentos estrategicamente criados para facilitar o uso da mochila, sobretudo em viagens de mochilão. Por causa da localização dos bolsos e ajustes de cintura e alças a quantidade de vezes que se tem de tirar e colocar a mochila é diminuída sensivelmente. O ajuste na cintura é, sem sombra de dúvida, dos mais práticos e eficientes no mercado.

Mochila-osprey-volt-60-6

Seu sistema de estabilização funciona perfeitamente e, se bem regulado, permite que o peso seja minimizado sensivelmente. Porém durante o uso prolongado houve um certo incômodo das alças no osso da clavícula que persistiu após várias tentativas de ajuste para minimizá-lo.

O detalhe que é fundamental ser revisto pelo fabricante é a ausência de uma capa de chuva que venha com a mochila. Por ter sido alertado no momento de retirada da mochila desta ausência não houve nenhuma surpresa, mas este é uma escolha um tanto equivocada pela marca.

Durante uma caminhada contínua de 1 hora, a mochila não fez as costas suarem excessivamente, nem comprometeu as roupas que estavam sendo usadas, o que mostra boa estabilidade do equipamento. Porém o comprimento exagerado das fitas de regulagem durante trekkings em vento forte incomodavam dando pequenas chicotadas no rosto e torso, o que atrapalhou o prazer do equilíbrio do peso.

Mochila-osprey-volt-60-3

Para atividades urbanas com a mochila, muito comuns a quem planeja realizar uma viagem de mochileiro, a Volt 60 saiu-se com rendimento impecável e seu visual minimalista e moderno contribui para um passeio prazeroso.

A mochila Volt 60 é muito indicada a mochileiros que planejam viagens curtas (3 a 7 dias) para qualquer lugar do mundo. Para quem planeja utilizar o modelo para atividades de montanha fica a observação da ausência de capa de chuva e a necessidade de adquirir uma separadamente após a compra.

Mochila-osprey-volt-60-5

Mochila-osprey-volt-60-4

Mochila-osprey-volt-60-1

Mochila-osprey-volt-60-2

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

There are 3 comments

  1. Andrea Dantas de Lima

    A opinião do blog sobre a falta da capa de chuva é bem acertada, mas as alças de ajustes e as fitas não. As mochilas Osprey tem exatamente isso de forte, elas são limpas. A minha maravilhosa Deuter Quantum por exemplo, tem um mar de fitas…idem para Kailash que me acompanha. O bom da Volt é que ela é uma light backpack. Fáz o que promete!

    1. Luciano Fernandes

      Oi Andreia

      A questão das fitas foi o seguinte : o comprimento delas, apos ajustadas, ficaram sobrando e na ventania ficaram me estapeando todo o tempo no rosto e nos ombros. No caso de uma travessia longa eu poderia ter usado algum esparadrapo para enrola-las, mas eu estava apenas em mum trekking de 2 dias. Mas como nao tinha acontecido com outro equipamento que ja testei, optei por colocar isso na observação. Pois as mochilas deuter que testei assim como o outro modelo da própria Osprey não tiveram o mesmo “problema”

      Abs

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.