Avaliação mochila Thule Stir 35L

 Thule Stir 35L  é uma mochila de ataque e, segundo o seu fabricante, é  indicada para caminhadas longas que necessitem carregar itens essenciais.

O produto se caracteriza por ter uma estética simples, minimalista e visual bastante “limpo”,  junto com boa adaptabilidade ao torso, vários bolsos de fácil acesso, capa de chuva e ventilação das costas.

É indicada para caminhadas de um dia (hiking) com barrigueira e alça de esterno removíveis para uso urbano. A mochila Thule Stir 35L pesa aproximadamente 950 gramas.

O teste

A mochila Thule Stir 35L , modelo feminino, foi intensamente usada em uma viagem  de 25 dias na região norte da Patagônia Argentina nas cidades de Bariloche, Villa Llanquín e Esquel.

O equipamento foi testado em ambientes outdoor, para trilhas de aproximação e hikings a lugares turísticos, e urbanos, para visitação de pontos turísticos, uso de transporte público e idas a supermercados para compras.

O produto foi transportado como bagagem de mão durante as viagens de avião não sendo despachada.

A mochila Thule Stir 35L  foi usada em dias de escalada nos lugares: Valle Encantado, Villa Llanquin, Piedra Parada e El Calabozo (Bariloche). As distancias variaram entre 3 a 6 km.

O equipamento foi usado lugares que continham  restos de cinzas vulcânicas, muita poeira e tempo bastante seco. Durante a travessia para escalar no Valle Encantado foi utilizada para cruzar o Rio Limay  em um bote inflável em pelo menos umas 10 vezes. Durante estas travessias foi colocada dentro bote molhado e quando foi baixada ficou em cima de areia molhada.

A mochila foi também utilizada em diversos hikings de média distancia a partir de 10 km como, por exemplo, Cerro Otto Refúgio El Frey em Bariloche. Foi utilizada ainda em caminhadas urbanas e transporte público nas cidades de Buenos Aires, Bariloche e São Paulo.

Durante todos os testes o equipamento foi transportado em avião, carro, bote e ônibus. Não houve nenhum tratamento diferenciado de outros equipamentos que também estavam sendo utilizados durante os testes.

A mochila Thule Stir 35L foi testada em dias com alta amplitude térmica, que variou entre 5º e 30º C, ventos fortes, sol intenso e chuvas. Durante todos os testes o equipamento carregou equipamentos de escalada esportiva, alimentos, roupas e de filmagem para websérie (câmera DSLR, tripé, lentes e baterias extras).

Prós

  • Acabamento
  • Relação Peso x Volume
  • Resistência a água (com capa de chuva é totalmente impermeável)
  • Sistema de ventilação e acolchoamento das costas
  • Barrigueiras removíveis
  • Resistência à abrasão e sujeira
  • Design (tanto estético como funcional)

Contras

  • Tamanho dos bolsos laterais

Opinião

A mochila Thule Stir 35L foi um dos produtos mais “duramente testados” se comparado à todas avaliações já realizadas pela equipe da Revista Blog de Escalada, e mesmo assim causou excelente impressão durante os testes.

O que mais agradou, dentre todos itens positivos que foram identificados, foi a qualidade dos materiais e acabamentos. O design é muito bem cuidado em todos os detalhes. Por possuir visual diferente e sistemas inovadores se comparados com mochilas de outras marcas. Já na avaliação superficial, apenas observando a mochila, é possível já perceber boa combinação e elaboração de cores, visual limpo e minimalista, mesmo tendo uma grande quantidade de elementos detalhes funcionais.

É possível perceber que todas as partes se encaixam e ajustam ao corpo e movimentos. Mesmo durante hikings mais longos a mochila não incomodou em nenhum momento.

Thule Stir 35L mostrou ser uma mochila bem resistente e com vários acessórios como: abertura lateral, porta piolet ou bastões de caminhada, tamanho de encoste ajustável, bolso ajustável na alça de ombro (para armazenar um telefone ou outros pequenos itens), bolso interno porta documentos e saída para reservatório de água. A cada uso era possível descobrir uma funcionalidade nova que não foi percebida desde o início o que, sem sombra de dúvida, faz da mochila um produto versátil para prática de diferentes atividades, tanto na natureza quanto urbanas.

Fosse possível apontar seu ponto mais forte, seria sua relação peso x volume. A mochila provou durante todos os testes ser  leve e, por conta da simplicidade do design, permite colocar no seu interior muita coisa, passando a sensação de que “sempre cabe algo mais”. Mesmo bem carregada, próximo de seu limite, nunca desequilibrou nas caminhadas nem causou desconforto, muito menos nem dor nas costas.

Um detalhe que podemos considerar um outro diferencial do equipamento está na capa de chuva que é parcial, o que permite o acesso aos bolsos laterais mesmo com capa de chuva. Na parte inferior há um forro impermeável, o que mantêm protegidos os equipamentos contidos na mochila. Este forro impermeável no fundo permite, por exemplo, que na hora de colocar em piso molhado não comprometa o que estiver dentro. Na hipótese de ser usada na neve este forro também pode fazer diferença.

As alças são acolchoadas e relativamente curtas, o que pode agradar um pouco mais ao publico feminino (que é o público alvo do produto) pelo conforto.

Thule Stir 35L, possui tampa de fácil acesso que vem com uma aba protetora contra chuva. Este tipo de fechamento da parte superior facilita a escalada com capacete, já que a cabeça não fica batendo na capa na hora de olhar para cima.

Outro ponto positivo está no fato da barrigueira ser removível, o que é muito útil para quem faz viagens de mochilão com duas mochilas. Retirando a barrigueira é possível não se atrapalhar com a da mochila cargueira e para quem escala vias tradicionais não incomoda com o uso da cadeirinha, ou na hora de dar segurança.

A qualidade do tecido também merece destaque por sua capacidade de não reter sujeira na parte externa, mesmo ficando em contato com terra seca, úmida e cinzas vulcânicas, a mochila não ficou suja.

Um ponto que poderia melhorar é o fato dos bolsos laterais serem relativamente pequenos. O tamanho parece ser um limitante para quem gosta de carregar várias coisas penduradas na parte externa. Quando a mochila esta muito carregada, por exemplo, é difícil colocar uma uma garrafa PET de 1.5 litros.

A relação custo x beneficio deve ser analisada por cada pessoa, pensando na intensidade de uso que vai dar pois o produto tem um custo considerável. Mas por possuir alta qualidade de materiais, design diferenciado ( que garante longa vida útil) e apresentado conforto e versatilidade, é um bom investimento.

A mochila Thule Stir 35L é indicada a toda e qualquer pessoa que deseja realizar caminhadas (trekkings e hikings), escaladas, viagens de mochilão e deseja uma mochila versátil e muito leve.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.