Avaliação meias Ergofit – Curtlo

As meias Ergofit da marca brasileira Curtlo tem como objetivo garantir conforto e resistência em atividades outdoor como trekking, trilhas e travessias (tanto longas quanto curtas).

De acordo com o seu fabricante o produto oferece  bom caimento, toque suave, maciez, conforto, durabilidade, resistência e um tecido com tecnologia que permite uma maior troca térmica dos pés com o ambiente. Mesmo ensopado de suor, ou após a lavagem, possui uma secagem rápida.

O tecido das meias ergofit é constituído de Poliamida e microfibra, os quais proporcionam alta capilaridade, respirabilidade e estabilidade dimensional através dos canais formados entre os microfilamentos.

O Teste

As meias Ergofit foram testadas em várias atividades durante uma viagem de 25 dias por diferentes lugares da Patagônia argentina. As atividades foram: trekking de longa duração (média de 1 a 3 horas), caminhadas urbanas e dias de escalada.

Durante os dias de escalada esportiva lugares como Valle Encantado, Villa Llanquín e Piedra Parada, foram visitados, nos quais foi enfrentado temperaturas que variaram entre 5ºC e 30ºC, com caminhadas de aproximação que variavam entre 2 a 12 km .

As meias foram também utilizadas em diversos trekkings de média distancia a partir de 10 km como, por exemplo, Cerro Otto e Refúgio El Frey em Bariloche. Durante visitas a pontos turísticos em Bariloche e Villa Llanquín foi utilizada em caminhadas urbanas que variaram de 1 a 5 km.

O equipamento foi utilizado diversas vezes para dormir em barraca, dentro de sacos de dormir, durante algumas noites bem frias (temperaturas próximas a 3ºC) e relativamente quentes (temperaturas próximas a 25ºC).

As meias Ergofit foram testadas por duas pessoas diferentes, com dois modelos diferentes de botas de trekking, um mais leve de material sintético e outra mais robusta de couro. Ambas as botas eram respiráveis com sistema de impermeabilização e adequadas à prática de trekking.

O equipamento foi transportado sempre em mochilas junto com outros equipamentos de camping e escalada quando não utilizado.Durante os testes as meias foram lavadas à mão, sem a utilização de máquina lavar ou serviços de lavanderia, sempre com água gelada e sabão de coco.

O produto, entretanto, não foi testado em temperaturas abaixo de 0ºC, tampouco em trekkings com altitude acima de 2.500 m, por não ser indicadas para este tipo de atividade.

Durante duas ocasiões o produto foi utilizado por dois dias seguidos, sem nenhuma lavagem para verificar a capacidade de acumular odor ruim.

Mesmo após a lavagem, o produto não foi utilizado em nenhuma vez úmido ou molhado.

Prós

  • Respirabilidade
  • Peso x volume
  • Compressão adequada
  • Conforto
  • Design estético
  • Tecnologia coolmax

Contras

  • Tecido fino
  • Suscetível a abração

Notas

  • Qualidade do tecido : 3.0
  • Acabamento : 4.0 
  • Design : 4.0 
  • Conforto ao toque : 5.0 
  • Conforto térmico : 4.0 
  • Relação Peso x volume: 5.0
  • Relação custo x benefício: 4.0
  • Nota final: 4.14 

Opinião

As meias Ergofit causaram boa impressão, especialmente pelo conforto e leveza, sendo utilizadas intensamente para uma avaliação mais completa. Um dos pontos fortes do produto é, sem dúvida, o fato do tecido possuir tecnologia coolmax, o qual proporciona conforto térmico para o pé não ficar encharcado de suor (um dos motivos de causar bolhas).

Durante a noite é possível dormir e sentir conforto, pois não causa sensação de sufocamento, mantendo os pés aquecido e secos. Mesmo nas noites de mais frio, com temperaturas próximas a 0ºC, não comprometeu o conforto térmico.

O tecido macio e agradavel agradou sempre que esteve em contato com a  pele, sendo até mesmo suave ao toque. Mesmo utilizado por dois dias seguidos, sem lavagem, conseguiu não acumular grande quantidade de sais o que, invariavelmente, causariam bolhas nos pés.

Um outro ponto a se destacar das meias Ergofit é a compressão adequada, ela não fica apertando o pé não deixando marcas ao mesmo tempo que não deixa a meia ser “engolida” pela bota ou tênis.

O tecido, após a lavagem, não apresentou bolinhas nem marcas, mesmo após várias lavadas. Quando lavado no camping, na mão e sem centrifugador, a meia secou rápido e ficou sem marcas.

O produto tem algumas limitações que poderiam ser melhoradas em versões futuras, como ter um tecido um pouco mais grosso, para poder oferecer maior durabilidade. Próximo ao final dos testes intensos (com trekkings e caminhadas diárias) já apresentava sinais de desgaste.

Pelo que apresentou durante todos os dias de testes as meias Ergofit é recomendavel para todos os níveis de praticantes de trekkings e caminhadas. Pela sua leveza não é indicado para uso em alta montanha ou outras atividades com temperaturas menores a 0ºC

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.