Avaliação Isolante Inflável A200 – Quechua

O isolante Isolante Inflável A200 da marca Quechua tem como objetivo principal oferecer conforto, praticidade para o isolamento do saco de dormir do campista com o solo.

O modelo do isolante assemelha-se, visualmente e funcionalmente, ao comercializado pela marca Therm A Rest, com a vantagem de, segundo o fabricante, possuir um custo benefício atraente para o consumidor.

Isolante-Inflável-A200-2

O Teste

O Isolante Inflável A200 foi testado somente em situações de camping, não sendo utilizado em residências, ou abrigos de montanha sobre colchões.

Durante os testes o equipamento foi testado em dois tipos de barracas distintas, e sempre utilizado em conjunto com sacos de dormir.

O equipamento foi submetido a testes em clima chuvoso (temperatura média de 15ºC), e seco (temperatura média 18ºC).

Todas as vezes que o isolante foi inflado, foi realizado de maneira natural, sem a utilização de equipamentos infladores, nem por mais de uma pessoa.

Quando dobrado, foi executado todo o manuseio em solo, para que fosse simulado tanto a resistência à abrasão, quanto a facilidade de manuseio em condições reais de camping.

Quando transportado, o equipamento foi carregado junto a outros equipamentos de camping, tanto dentro quanto fora da mochila.

O isolante inflável A200 foi também utilizado durante 3 dias seguidos dentro da barraca, a qual estava exposta ao sol durante maioria do dia.

Isolante-Inflável-A200-3

Prós 

  • Qualidade dos materiais
  • Tamanho
  • Capacidade de compactação
  • Acabamentos
  • Facilidade de dobrar

Contras

  • Vulnerabilidade a objetos perfurantes
  • Demanda atenção extra do usuário ao ser manipulado para guardar
  • Peso

Notas

  • Qualidade de material : 5 
  • Acabamento : 5  
  • Design : 4  
  • Ergonomia : 5  
  • Relação Peso x volume : 4,5  
  • Relação custo x benefício : 5  
  • Nota final : 4,75  

Opinião

Depois de todos os testes realizados, é confortável dizer que o Isolante Inflável A200 – Quechua é um candidato fortíssimo para quem procura um produto similar ao Therm A Rest.

Mesmo sendo utilizado em diversas condições, não ficou devendo em nada em termos de rendimento ao seu concorrente direto.

Talvez o formato com formas geométricas não tão arredondadas seja um item a ser melhorado em futuras versões.

Com um total de 7 sopradas com pulmão cheio (feitas por um campista não-fumante), o equipamento está pronto para ser usado.

Quando utilizado em conjunto com um isolante dobrável, tipo “casca de ovo”, ofereceu conforto comparável à uma cama.

Mesmo durante noites em que o usuário mexia constantemente, o isolante continuou oferecendo o conforto necessário.

Isolante-Inflável-A200-8

Ao ser dobrado e transportado, sua leveza impressionou, o que é altamente indicado para travessias e pernoites que exigem caminhadas.

As técnicas para guarda-lo apos o uso, porém, exige certa experiência do usuário, seu peso também joga um pouco contra, pois com 810 g (dados do fabricante) ainda pode ser considerado “pesado” para caminhadas longas, e sendo quase o dobro de seu concorrente Therm A Rest (450 g o mesmo tamanho).

Demonstrando uma versatilidade compatível com os melhores produtos existentes no mercado, o Isolante Inflável A200 Quechua  é indicado para campistas de todos os níveis, sobretudo para quem procura um produto que figure entre os melhores do mercado.

O produto, entretanto, não é recomendável para quem pretende realizar caminhadas em alta montanha, pois exigirá fôlego extra do montanhista para enchê-lo, o que pode ser difícil em altitudes maiores de 5.500m, por exemplo.

Isolante-Inflável-A200-7

Isolante-Inflável-A200-0

Isolante-Inflável-A200-6

Isolante-Inflável-A200-5

Isolante-Inflável-A200-4

Sobre o Autor

Luciano Fernandes

Luciano Fernandes

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é apaixonado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema”. Foi jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

There are 6 comments

  1. Joel Carlos

    Parace ser bem bacana esse isolante quechua, concordo com o Antonio, já nao me ligo mais nesse lance das marcas por que as diferenças estão desaparecendo. Isolante não sao todos iguais não, mas pagar tanto dinheiro é pra quem curte grifes, ou pode gastar essa bufunfa todo. Eu sou um cliente Guepardo assumido, produtos muito mais em conta, e nunca fiquei na mão só porque não é uma grife famosa.

  2. Taline

    Olá! Estou encontrando dificuldades de achar algum dado sobre o grau de isolamento dos auto-infláveis, como tem nos da Therm A Rest (Value-R), inclusive deste da Quechua como da Azteq, Guepardo, etc. Gostaria de ter uma noção de que temperatura esses isolantes aguentam.

    Obrigada!

    1. Gustavo

      Olá Taline, eu tenho um produto desse e quando fui comprar fui atrás dessa informação, entretanto a quechua não disponibiliza um r-value dos seus isolantes. Em uso, eu já peguei temperaturas próximas a 0º e ele aguentou bem, combinado com um bom saco de dormir.
      Espero ter ajudado.

  3. Antonio João

    Ao longo dos últimos três anos, os principais Isolantes térmicos ficaram praticamente próximos, usanda as mesmas tecnologias. Alguns tem os mesmos fornecedores, ou seja, o diferencial tem sido peso, resistência e preço. Honestamente, não consideraria pagar mais por um Therm A Rest, levo umas gramas a mais e fico com um similar/equivalente. Estas marcas tem taxas de lucro absurdamente altas, e a inovação nem vem assim à cavalo.

    abraços. Ótimo blog!

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.