Avaliação fogareiro Jet Cook – Azteq

O fogareiro Jet Cook  é um conjunto compacto que tem como principal objetivo oferecer ao campista leveza, segurança e máxima eficiência na tarefa de aquecer água rapidamente e cozinhar refeições em campings, trekkings e outras atividades em ambientes outdoor. O combustível usado é o gás propano ou similares.

Segundo o seu fabricante, seu condutor de calor na base da panela (jarra) otimiza o aquecimento e por isso o tempo de cozimento é drasticamente reduzido. Pela velocidade de aquecimento é, segundo o fabricante, ideal para lugares frios e com vento constante.

O produto é comercializado em forma de kit e é composto por um queimador, panela com tampa,  anel de fluxo, adaptador para uso de outras panelas e uma base estabilizadora (tripé estabilizador) com três pernas. Ao todo o equipamento pesa 400 gramas, sem o botijão de gás (que é vendido separadamente).

fogareiro Jet Cook

O Teste

O fogareiro Jet Cook foi testado durante dois finais de semana de escaladas na Falésia Paraíso no interior de São Paulo., sendo que um deles houve pernoite em camping selvagem com temperatura próxima dos 10ºC à noite, mas sem ventos fortes.

O equipamento foi utilizado para preparar um jantar para duas pessoas, utilizando uma panela externa para preparar um molho e a panela do kit para cozinhar 200 gramas de macarrão.

Foi utilizado ainda para esquentar água para preparação do café, varias vezes durante dia e também no café da manhã. A água a ser utilizada para o café da manhã estava guardada em garrafas PET do lado externo da barraca no avanço.

Foi respeitada a capacidade máxima para esquentar água, segundo marca na própria jarra especificada pelo fabricante.

O equipamento foi limpo após o uso utilizando somente materiais comuns ao campismo como lenços de papel, água corrente e sabão neutro. Mesmo após chegar em casa não foi colocado em máquina de lavar louça nem lavado com detergente.

O fogareiro Jet Cook foi transportado sempre dentro de mochilas junto a equipamentos de camping e escalada.

Prós

  • Tampa do recipiente permite beber e coar
  • Performance de aquecimento
  • Economia de combustível
  • Isolamento térmico em neoprene
  • Alças dobráveis
  • Custo X beneficio

Contras

  • A tampa sai dentro da mochila

Notas

  • Qualidade de Material: 4,0  
  • Acabamento: 3,0
  • Design: 3,0 
  • Facilidade de Limpeza: 5,0
  • Relação peso x volume: 5,0 
  • Relação custo x benefício: 4,0
  • Nota Final: 4,00

 Opinião

O fogareiro Jet Cook agradou bastante durante os testes, além de impressionar pelo seu rendimento acima do esperado.

O “condutor de calor na base” do queimador, que também pode ser chamado de “serpentina”, é o diferencial deste produto, pois durante os testes cumpriu o que promete : o fogareiro realmente aquece muito rápido. Desta maneira oferece segurança até para cozinhar dentro do avanço de uma barraca.

Durante os testes o fogareiro Jet Cook aqueceu água para café em torno de 2 minutos (varia um pouco de acordo com a quantidade de água e temperatura ambiente).

O isolamento do copo e as alças dobráveis permitem manusear o recipiente aquecido sem queimar a mão, ao mesmo tempo que mantém a temperatura dos alimentos.

Um outro ponto positivo do kit é o estabilizador para a base do botijão de gás que mesmo sendo usado com uma panela grande, ofereceu excelente estabilidade ao conjunto.

O sistema de acendimento automático funcionou perfeitamente em todas as ocasiões e fez toda a diferença.

O kit Jet Cook inclui também uma tampa plástica que permite beber direito da panela sem queimar a boca ou vazar que se assemelha muito às utilizadas em cafeterias americanas e tem furos que permitem coar alimentos. Porém em ocasiones achei o equipamento aberto dentro da mochila, por isso uma sugestão aos projetistas da empresa seria o ajuste da tampa  que poderia ser aperfeiçoado em próximas versões. Uma outra sugestão é a disponibilização da base para o botijão, pois sua praticidade é indiscutível.

Todos os elementos do kit e o cartucho de gás podem ser guardados dentro da própria panela, o que economiza espaço e ajuda a organizar melhor o interior da mochila

O fogareiro Jet Cook tem uma boa relação custo beneficio, sendo um produto muito versátil. Para o campista que está acostumado a travessias exigentes e que o minimalismo é o foco do praticante, é um equipamento a se levar em conta pelo pouco espaço ocupado na mochila (além da eficiência de aquecimento).

O produto é indicado para praticantes de todos os níveis de campismo, sendo altamente indicado para práticas de montanha e campings com temperaturas baixas e ventos extremos. Pelo equipamento não utilizar outro tipo de combustível, como querosene, não é muito recomendado a quem deseja fazer uma alta montanha, pois a altitude poderá prejudicar o seu funcionamento.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.