Avaliação da Mochila Crampon 68 – Trilhas e Rumos

MochilaCrampon1

A mochila crampon 68 da marca brasileira Trilhas e Rumos tem como objetivo ser uma alternativa viável a trekkeiros, escaladores e mochileiros em geral.

Segundo o seu fabricante as principais características da mochila são a resistência e qualidade dos materiais, qualidade no acabamento além de ser um excelente custo benefício para quem está procurando um produto com boa qualidade e preço compatível com a realidade.

O Teste

MochilaCrampon3A mochila foi testada prioritariamente com materiais de escalada e com sua lotação máxima em todas as oportunidades.

Nesta opção de carga ficou próximo de 30kg.

O produto foi usado em escaladas em Minas Gerais, Serra da Mantiqueira e Rio de Janeiro, sempre utilizando o máximo de material de escalada possível para aferir sua resistência a peso excessivo.

Foi ainda testada em dois trekkings de baixa dificuldade, com algumas subidas íngremes, enfrentando terreno úmido e por vezes lamacento.

A mochila foi sempre transportado em porta-malas de carros e ônibus, nunca ficando longe do uso corriqueiro de que um mochileiro faria uso.

O produto não chegou a ser transportado em aviões.

A mochila não foi lavada com produtos químicos, apenas com pano úmido e ficou durante o processo de secagem à sombra.

Em uma ocasião foi carregada somente com roupas e sacos de dormir, para que fosse feito o teste de estabilidade e equilíbrio.

Prós

  • Materiais de boa qualidade
  • Boa capacidade de carga
  • Peso próprio da mochila vazia

Contras

  • Zipper apresenta fragilidade
  • Estabilidade durante subidas íngremes

Notas

  • Qualidade de material: 4,00 
  • Acabamento: 4 
  • Design: 3,0 
  • Relação Peso x volume: 4,50 
  • Relação custo x benefício: 3,50 
  • Nota final: 3,8 

Opinião

MochilaCrampon2A mochila crampom 68 da marca trilhas e rumos mostrou-se bastante versátil durante todos os testes realizados.

O detalhe de haver uma pequena mochila acoplada por zíperes no corpo frontal da mochila mostrou-se de grande praticidade, e seguramente irá agradar o público mochileiro.

A leveza do peso próprio da mochila também agradou, facilitando a vida de quem planeja “mochilar”e realizar muitas compras ao longo da viagem.

Um ponto a se melhorar em futuras versões do produto é a qualidade dos zíperes, principalmente os das partes externas e que são mais suscetíveis à abrasao e ação de chuvas eventuais.

Os zíperes são visivelmente mais frágeis se compararmos com a robustez dos outros materiais da mochila e por isso passa forte sensação de que seria o primeiro item a se desgastar com o tempo de uso.

Um outro ponto que poderia ser revisto pelo fabricante é o desenho das costas e seu  acolchoamento, junto com a  estabilidade das alcas da mochila, que apresentaram pouca estabilidade sobretudo em subidas íngremes e com peso.

A qualidade do material em geral merece destaque, sendo visivelmente resistente à abrasão e não restando dúvida de que possui durabilidade razoável ao longo do tempo.

A mochila é altamente recomendada para o público mochileiro, especialmente aquele que planeja realizar a viagem em ambientes predominantemente urbanos.

O público montanhista e escalador é recomendado para níveis iniciantes a intermediários os quais não enfrentarão terrenos de inclinação muito forte.

MochilaCrampon5 MochilaCrampon6 MochilaCrampon7

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

There is one comment

  1. Leo Pedrucci

    Particularmente acho a mochila bem estável quando ajustada corretamente e o design me agrada bastante, ao contrário de outras marcas. A relação custo-benefício também foi um fator decisivo qdo optei por esse modelo, visto que paguei 377,00 à vista em julho de 2015 e mesmo pesquisando muito, não encontrei nada semelhante nessa faixa de preço. Na minha opinião, daria nota 4 e 5 nas categorias design e custo-benefício, respectivamente. Valeu pelo review!

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.