Avaliação corda de escalada Falaise – Simond

A corda de escalada Falaise da marca francesa Simond tem como objetivo oferecer segurança com performance para o escalador esportivo com um produto versátil para diversos tipos de modalidades do esporte.

Segundo o seu fabricante a corda, por possuir diâmetro de 10,2 mm permite assegurar, com toda a segurança, com todos os equipamentos de escalada existentes do mercado.

Nas especificações técnicas da embalagem apresenta boa resistência à abrasão, e seu tamanho (60 metros) permite escaladas esportivas em locais com até 28 metros de altura.

Há marcações, vindas de fábrica, no meio da corda e nas suas extremidades.

corda-de-escalada-falaise-5

O Teste

A corda de escalada Falaise foi testada em diversas escaladas nos seguintes tipos de rocha : Granito, quartzito e calcário.

Nos testes a corda foi utilizada para escaladas guiadas e em top-rope (sobretudo para teste de resistência à abrasão).

Durante quase todas as ascensões a corda foi utilizada para rapel no momento de desmontar as vias de escalada.

O equipamento foi depositado sempre sobre uma lona plástica ou um saco de corda e nunca colocada sobre a terra (úmida ou seca). Foi utilizada ainda em escaladas de diversos graus e inclinações. Foi priorizado, para verificar a leveza, vias de resistência física que necessitavam rápidos movimentos e movimentação.

corda-de-escalada-falaise-3

A corda de escalada Falaise foi utilizada com três tipos de freios : grigri, grigri2 e ATC.

O equipamento foi carregado todo o tempo em mochilas cargueiras junto com outros equipamentos de escalada, Não houve nenhum tratamento especial para o equipamento. Quando guardada foi colocada em lugar fresco e longe de umidade e elementos químicos.

Durante um dia de escalada houve ocorrência de chuva, mas não chegou a molhar totalmente a corda. O equipamento foi deixado para secar à sombra por 24 horas.

Para um teste mais completo o equipamento foi testado por mais de uma pessoa para averiguar as impressões a respeito da corda.

corda-de-escalada-falaise-4

Prós

  • Uso em diversos freios
  • Marcação de extremidades e meio
  • Tonalidade de cor que permite identificação
  • Resistência à abrasão
  • Preço final

Contras

  • Peso
  • Suscetibilidade a sujeira

Notas

  • Custo Benefício : 5,0 
  • Peso : 3,5
  • Facilidade de Limpeza : 4,0 
  • Design : 3,0 
  • Material : 4,0 
  • Preço : 5,0 
  • Durabilidade : 3,0 
  • Nota Final : 3,92

corda-de-escalada-falaise-6

Opinião

A corda de escalada Falaise mostrou bom desempenho nos testes, cumprindo as expectativas a respeito do produto.

Não houve grandes decepções a respeito do equipamento. Sobretudo em lugares com rocha abrasiva a corda mostrou boa resistência, principalmente no granito. Mesmo sendo usada em vários top-ropes que exigiram resistência à abrasão da corda.

Nas vias de resistência, principalmente longas e no calcário, a alta milimetragem da corda (10,2 mm) cobrou o seu preço : mostrou-se relativamente pesada com a proximidade do esgotamento físico do escalador. Porém este detalhe não afeta grande parte das escaladas esportivas. Para ser usada constantemente

Em um ginásio de escalada, por apresentar boa resistência à abrasão, e por exigir maior esforço em momentos de esgotamento físico faz o equipamento pode ser interessante.

Durante o uso em locais que tiveram muita chuva, contendo muito musgo e terra úmida, a corda mostrou-se suscetível à sujeira. Logo após alguns rapéis apresentou a superfície suja. Esta sujeira, entretanto, não afeta o rendimento na corda, mas pode ser um incômodo a quem frequentemente coloca a corda na boca para costurar.

corda-de-escalada-falaise-2

A maciez da corda agradou bastante e mesmo com o uso intenso não apresentou desgaste nem endurecimento da capa (mesmo com sujeira).

A versatilidade da corda de escalada Falaise foi comprovada em atividades de vias longas (com 25 a 28 metros) e curtas (com 12 a 15 metros). Nas escaldas tradicionais, que exigiu grandes esticões o peso da corda foi acentuado próximo ao final de cada enfiada.

O equipamento é , no geral, muito bom e indicado a escaladores de todos os níveis. Para o escalador esportivo que deseja performance em escaladas de alto grau (acima de 10º) talvez não seja interessante por conta do peso. Porém para quem procura um produto com excelente custo/benefício para viagens a locais de escalada com grande variação de intensidade e extensão é uma ótima opção.

corda-de-escalada-falaise-1

 

Sobre o Autor

Luciano Fernandes

Luciano Fernandes

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é apaixonado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema”. Foi jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.