Avaliação corda de escalada Falaise – Simond

A corda de escalada Falaise da marca francesa Simond tem como objetivo oferecer segurança com performance para o escalador esportivo com um produto versátil para diversos tipos de modalidades do esporte.

Segundo o seu fabricante a corda, por possuir diâmetro de 10,2 mm permite assegurar, com toda a segurança, com todos os equipamentos de escalada existentes do mercado.

Nas especificações técnicas da embalagem apresenta boa resistência à abrasão, e seu tamanho (60 metros) permite escaladas esportivas em locais com até 28 metros de altura.

Há marcações, vindas de fábrica, no meio da corda e nas suas extremidades.

corda-de-escalada-falaise-5

O Teste

A corda de escalada Falaise foi testada em diversas escaladas nos seguintes tipos de rocha: Granito, quartzito e calcário.

Nos testes a corda foi utilizada para escaladas guiadas e em top-rope (sobretudo para teste de resistência à abrasão).

Durante quase todas as ascensões a corda foi utilizada para rapel no momento de desmontar as vias de escalada.

O equipamento foi depositado sempre sobre uma lona plástica ou um saco de corda e nunca colocada sobre a terra (úmida ou seca). Foi utilizada ainda em escaladas de diversos graus e inclinações. Foi priorizado, para verificar a leveza, vias de resistência física que necessitavam rápidos movimentos e movimentação.

corda-de-escalada-falaise-3

A corda de escalada Falaise foi utilizada com três tipos de freios: grigri, grigri2 e ATC.

O equipamento foi carregado todo o tempo em mochilas cargueiras junto com outros equipamentos de escalada, Não houve nenhum tratamento especial para o equipamento. Quando guardada foi colocada em lugar fresco e longe de umidade e elementos químicos.

Durante um dia de escalada houve ocorrência de chuva, mas não chegou a molhar totalmente a corda. O equipamento foi deixado para secar à sombra por 24 horas.

Para um teste mais completo o equipamento foi testado por mais de uma pessoa para averiguar as impressões a respeito da corda.

corda-de-escalada-falaise-4

Prós

  • Uso em diversos freios
  • Marcação de extremidades e meio
  • Tonalidade de cor que permite identificação
  • Resistência à abrasão
  • Preço final

Contras

  • Peso
  • Suscetibilidade a sujeira

Notas

  • Custo Benefício: 5,0 
  • Peso: 3,5
  • Facilidade de Limpeza: 4,0 
  • Design: 3,0 
  • Material: 4,0 
  • Preço: 5,0 
  • Durabilidade: 3,0 
  • Nota Final: 3,92

corda-de-escalada-falaise-6

Opinião

A corda de escalada Falaise mostrou bom desempenho nos testes, cumprindo as expectativas a respeito do produto.

Não houve grandes decepções a respeito do equipamento. Sobretudo em lugares com rocha abrasiva a corda mostrou boa resistência, principalmente no granito. Mesmo sendo usada em vários top-ropes que exigiram resistência à abrasão da corda.

Nas vias de resistência, principalmente longas e no calcário, a alta milimetragem da corda (10,2 mm) cobrou o seu preço: mostrou-se relativamente pesada com a proximidade do esgotamento físico do escalador. Porém este detalhe não afeta grande parte das escaladas esportivas. Para ser usada constantemente

Em um ginásio de escalada, por apresentar boa resistência à abrasão, e por exigir maior esforço em momentos de esgotamento físico faz o equipamento pode ser interessante.

Durante o uso em locais que tiveram muita chuva, contendo muito musgo e terra úmida, a corda mostrou-se suscetível à sujeira. Logo após alguns rapéis apresentou a superfície suja. Esta sujeira, entretanto, não afeta o rendimento na corda, mas pode ser um incômodo a quem frequentemente coloca a corda na boca para costurar.

corda-de-escalada-falaise-2

A maciez da corda agradou bastante e mesmo com o uso intenso não apresentou desgaste nem endurecimento da capa (mesmo com sujeira).

A versatilidade da corda de escalada Falaise foi comprovada em atividades de vias longas (com 25 a 28 metros) e curtas (com 12 a 15 metros). Nas escaldas tradicionais, que exigiu grandes esticões o peso da corda foi acentuado próximo ao final de cada enfiada.

O equipamento é , no geral, muito bom e indicado a escaladores de todos os níveis. Para o escalador esportivo que deseja performance em escaladas de alto grau (acima de 10º) talvez não seja interessante por conta do peso. Porém para quem procura um produto com excelente custo/benefício para viagens a locais de escalada com grande variação de intensidade e extensão é uma ótima opção.

corda-de-escalada-falaise-1

 

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é apaixonado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema”. Foi jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

There are 3 comments

  1. Wagner Muniz

    Comprei uma corda dessas porém de 70Mts após um ano e três meses de uso, utilizando mais ou menos 2 vzs por mês a capa dela desgastou muito em alguns pontos, não chegou abrir mas estava a ponto disso… Questionei na loja onde tinha comprado e eles estornaram o valor sem problema algum. Achei até que já tinham acontecido outros casos como esse p/ tomarem essa postura tão rápido. Realmente não sei oq aconteceu. Mas tirando isso, foi uma ótima compra, me atendia muito bem.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.