Avaliação calça de caminhada Forclaz 900 – Quechua

A calça de caminhada Forclaz 900 da marca francesa Quechua tem como objetivo oferecer conforto ao usuário, tendo ainda propriedades de corta-vento e repelente à água, na prática de trekking e montanhismo.

Segundo o seu fabricante possui tecido extensível nos dois sentidos (vertical e horizontal) para permitir liberdade de movimentos em atividades como “trepa-pedra” e escalada, é resistente à água (mas não à prova de água), impermeável ao vento e com fechamento de bolsos, e secagem rápida quando molhada.

A resistência à água evita que as calças se molhem rapidamente mas não protege integralmente da exposição à chuva contínua e prolongada.

FORCLAZ-900_Capa

O Teste

A calça Forclaz 900 (modelo masculina) foi testada em situações distintas uma da outra: trekking e escalada em rocha.

O equipamento foi testado durante 20 dias contínuos de escalada em rocha, sendo maioria calcário, com o objetivo de averiguar a capacidade de resistência à abrasão em superfícies abrasivas e/ou cortantes.

Durante as escaladas a calça foi submetida à entalamentos de perna, escaladas em chaminé, além de vias que exigiam liberdade de movimentos pelas distâncias das agarras.

A calça Forclaz 900 foi submetido a um trekking de média dificuldade, no Pico dos Marins, na qual enfrentou chuva forte durante toda a caminhada, e um pernoite na barraca na qual foi deixada para secar.

FORCLAZ-900_6

A calça também foi testada em um treinamento de corrida de montanha de baixa dificuldade sob sol forte e umidade baixa.

O produto foi lavado em máquina de lavar comum junto a outras roupas com água fria, sabão em pó comum e amaciante.

Não foi utilizado nenhum ferro de passar roupa no tecido.

A calça foi testada ainda em um dia de escalada tradicional em rocha na Serra da Mantiqueira na qual enfrentou vias positivas em granito abrasivo.

Prós

  • Respirabilidade
  • Resistência à abrasão
  • Conforto

Contras

  • Disponibilidade de cores
  • Peso

Notas

  • Qualidade do tecido : 4.0
  • Acabamento : 4.0 
  • Design : 4.5 
  • Conforto : 4.0 
  • Relação Peso x volume: 3.0
  • Relação custo x benefício: 5.0
  • Nota final: 4.08 

Opinião

De visual atrativo a calça de caminhada Forclaz 900 também agradou durante os testes, e em alguns aspectos superou as expectativas.

Definitivamente o forte deste produto está na propriedade de ser impermeável ao vento, e mesmo com a calça encharcada o vento forte que enfrentou à noite no Pico dos Marins preveniu um desconforto térmico maior.

Sob garoa fina o equipamento também mostrou-se eficiente, e por um período além do esperado (aproximadamente 30 min) manteve-se seca.

FORCLAZ-900_4

Durante as escaladas, mesmo em chaminés, a calça não apresentou desgaste acentuado, e mesmo sob intenso período de escalada, em lavagens simples à mão em abrigos de escalada manteve sua forte e aparência, sem apresentar furos ou cortes.

Após o uso de cadeirinha, entretanto, a calça apresentou o aparecimento de “bolinhas”, mas somente na região de maior atrito das pernas.

Em vias que haviam a exigência de entalamento, a calça ofereceu boa proteção, e não se rompeu nas arestas afiadas do calcário.

FORCLAZ-900_3

A secagem rápida foi muito útil durante o pernoite em montanha, como no Pico dos Marins, permitindo uma caminhada com calça seca no dia seguinte.

O produto, entretanto, não é indicado para quem pretende realizar trekkings em alta montanha, mas pode ser bastante útil a quem deseja realizar alguma atividade na Patagônia no verão como El Chaltén, Parque Nacional Los Alerces (Argentina) e Parque Nacional Torres del Paine (Chile).

FORCLAZ-900_2

FORCLAZ-900_1

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.