Atleta coreana irá escalar prédio de 123 andares para promover a escalada olímpica

O que você faria para promover o seu esporte? Para a coreana Kim Ja-in é escalar a Lotte World Tower neste final de semana. O edifício possui 123 andares é é considerado o sexto mais alto do mundo. O desafio será transmitido ao vivo pela televisão.

A atleta, de apenas 1,53 m de altura e 28 anos de idade, já participou com destaque de 6 Copa do Mundo de Escalada Esportiva do IFSC (International Federation of Sport Climbing World Cup), vencendo três vezes na modalidade dificuldade, e do campeonato asiático. Esta não é a primeira vez que a atleta escala um edifício.

escalada

No ano de 2013 a atleta escalou a KNN Tower (128 metro) e Lotte Department Store (84 metros). No final do ano passado ela tornou-se a primeira mulher a escalar o Spicy Noodle, localizado em Yangshuo na China.

Kim Ja-in tem fortes chances de estar participando das Olimpíadas de Tóquio em 2020. A escaladora também possui marcas impressionantes na escalada em rocha como “Bibita Biologica”(8c fr /11a Br) e “Reini’s Vibes” (8c+/11b) em Arco na Itália.

escalada

Ações promocionais

Para cumprir contrato de patrocínio com as marcas vários atletas já realizaram escaladas extravagantes. No Brasil houve um “campeonato” em um edifício de São Paulo que, pela organização amadora, pouco chamou atenção do público e da mídia. Segundo analistas de marketing o evento evidenciou a visão equivocada a respeito de divulgação do esporte e dos atletas.

Também no Brasil uma rede de televisão optou por colocar uma de suas sub-celebridades para escalar uma antena de TV em Brasília para preencher sua programação dominical esportiva. A “escaladora” sequer pratica o esporte e nunca foi vista em qualquer lugar de escalada do Brasil. Algumas entidades chegaram a publicar nota de repúdio da iniciativa, que foi ignorada pela emissora.

Nos EUA o escalador Chris Sharma, para agradar a sua patrocinadora, já escalou uma sequoia em um parque dos EUA e organizou um campeonato de psicobloc em uma ponte histórica (tombada como patrimônio cultural da espanha) que que gerou protestos por parte da sociedade.

Alex Honnold também participou de uma campanha de marketing semelhante à de Kim Ja-in, quando escalou um edifício na cidade de Nova York.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.