Assista ao vídeo original completo da conquista da “Dawn Wall” de 1970

No Ano de 1970 ao jornal televisivo americano “CBS Evening News” mostrou os escaladores Dean Caldwell e Warren Harding fizeram história realizando a primeira ascenção da “Wall of Early Morning Light”, agora conhecida como “Dawn Wall”.

O vídeo completo realizado em 1970 foi divulgado na íntegra.

A via”Dawn Wall” é a mesma que recentemente Kevin Jorgeson e Tommy Caldwell escalaram em livre a duas semanas e teve repecursão gigantesca na mídia.

Nos anos 70 a escalada era cercada de muita controvérsia e o feito foi fundamental para o reconhecimento da opinião pública de que a escalada era um esporte.

A aventura para escalar, em artificial a “Dawn Wall” , levou 28 dias, sendo que destes nem todos gastos na parede como os escaladores realizaram neste ano.

Os detalhes da ascenção foi detalhado no filme “Valley Uprising”

O americano Warren Harding foi um dos mais comprometidos e influentes escaladores em rocha da história do esporte nos estados unidos, e é considerado o maior nome do esporte desde de 1950 a 1970 protagonizando uma rivalidade histórica com Royal Robins.

Royal Robbins, junto con Don Lauria, foi a segunda pessoa a realizar a ascensão da “Dawn Wall” (batizada à época de “Wall of Early Morning Light”) com a intenção declarada (e considerada controversa) de arrancar deliberadamente da via todos as chapeletas colocadas por Warren Harding durante sua escalada.

Entretanto Robbins parou de arrancar as chapeletas a partir da segunda cordada por verificar que o grau da via era muito maior do que ele mesmo esperava, além do fato que era extremamente cansativo arrancar cada chapeleta e prisseguir até o topo.

Warren foi o lider da equipe de escaladores que primeiro escalou o “El Capitan” no Parque de Yosemite em 1958.

Harding também é conhecido por suas escaladas no “The Nose” (também em Yosemite) sendo responsável ainda por várias primeiras ascenções no parque somando um total de 28.

Harding veio a falecer em 2002, e entre outras coisas ficou famoso pode estar sempre degustando vinhos e outras bebidas alcólicas, mesmo na parede.

Assista também o vídeo realizado pelo principal patrocinador de Tommy Candwell sobre o crux da cordada mais difícil do “Dawn Wall”

yosemite-vintage-2

yosemite-vintage-4

yosemite-vintage-3

yosemite-vintage-1

ValleyUprising-0

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.