Principais veículos dos EUA fazem pesquisa sobre assédio sexual na escalada e montanhismo

Duas das principais revistas de escalada e montanhismo dos EUA, Climbing Magazine e Alpinist, estão realizando uma pesquisa sobre o assédio sexual na comunidade de montanha. Os institutos The American Alpine Club e The Access Fund aderiam também a pesquisa. A pesquisa foi intitulada “sexual harassment and sexual assault in theclimbing world” e pode ser respondida on line até o dia 31 do mês de maio.

Desde as denúncias de artistas a Harvey Weinstein, um dos principais empresários do entretenimento do mundo, muito se debate o tema em todo o mundo. Recentemente, tanto na Argentina e no Brasil, denúncias de assédio sexual estão sendo realizadas no ambiente esportivo também. Portanto, uma pergunta importante deve ser feita: existe assédio sexual no montanhismo e escalada?

Que fique claro que, de uma maneira muito genérica, assédio sexual, é toda forma de avanço sexual não consensual. Normalmente é um tipo de coerção de caráter sexual praticada geralmente por uma pessoa em posição hierárquica superior em relação a um subordinado (normalmente em local de trabalho ou ambiente acadêmico). Por isso, para quem tiver alguma dúvida, o assédio sexual caracteriza-se por alguma ameaça, insinuação de ameaça ou hostilidade contra alguma pessoa (homem ou mulher) visando a algum objetivo.

Importante lembrar que uma paquera está muito longe de ser um assédio sexual. A reação da pessoa após o “toco” é que pode significar. Por isso, ao responder a pesquisa é recomendável deixar de qualquer purismo ou exagero (muito menos revanchismo). O motivo deste aviso é simples: qual quer exagero, de ambas as partes, enfraquecem o diálogo e empobrece a discussão de um assunto tão sério.

A pesquisa ainda passará por uma análise de duas cientistas de dados: Callie Rennison e Charlie Lieu,

Para participar da pesquisa: https://docs.google.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.