Ashima Shiraishi torna-se a primeira mulher da história a encadenar boulder V15

A escalador americana Ashima Shiraishi anunciou no dia de ontem que encadenou a linha de boulder “Horizon”(V15 / 8C) no Japão, no Monte Hiei, tornando-se a promeira mulher da história, além da mais nova de todos os tempos, a escalar um boulder de graduação V15.

A linha “Horizon” foi estabelecida por  Dai Koyamada no ano de 2015, e possui 30 movimentos, sendo que a primeira metade de resistência, e a segunda metade de muita força em movimentos contínuos e constantes.

A cadena foi captada por câmeras da produtora Sender Films, que prometeu incluir o material no próximo pacote de filmes a ser vendido no final do ano.

O anúncio foi feito por meio de seu Instagram, que anunciou que seu sonho se realizou, agradecendo ao criador da linha.

Ashima já tinha se tornado a primeira mulher da história a encadenar uma via esportiva de graduação 12b br(9a+ Fr) no início do ano passado.

A linha de boulder “Horizon” já tinha sido tentada por Ashima a alguns meses atrás, quando a americana realizou uma viagem para suas férias de fim de ano ao Japão, e ficou muito perto de encadenar.

Na época Ashima desistiu da cadena por conta da umidade do lugar, que lhe prejudicou em três tentativas.

Biografia

Ashima Shiraishi  é filha de imigrantes japoneses (seus pais migraram para os EUA em 1978) com pai dançarino de Butô (estilo de dança japonesa moderna inspirada nos movimentos de vanguarda como expressionismo, surrealismo, construtivismo), durante um passeio no Central Park, na cidade de Nova York, foi quando experimentou a escalada pela primeira vez aos 7 anos na área de prática de boulder existente no local.

Ashima, na ocasião, apresentou qualidades impressionantes para uma iniciante e foi convidada a conhecer e treinar na academia Brooklyn Boulders.

Já aos 8 anos de idade já havia encadenado linhas de boulder com dificuldade inimaginável para alguém tão jovem como “Power of Silence” de graduação V10.

Aos 9 anos realizou ascensões nas linhas de boulders “Chablanke” (V11/12) e “Roger in the Shower” (V11), entre outros.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.