Ashima Shiraishi: a menina que irá comandar a escalada em boulder no mundo

Sem dúvida nenhuma a escaladora que irá dominar o cenário da escalada em boulder no mundo é Ashima Shiraishi.

A americana, filha de imigrantes japoneses nascida em 2001, é sem sombra de dúvida das escaladoras mais fortes do mundo, e tudo isso com apenas 14 anos.

Pelo seu desempenho, chamou a atenção da mídia tradicional, como o jornal The New York Times que a chamou de “fenômeno do Boulder“.

No dia de ontem conseguiu realizar a primeira ascensão feminina do boulder “Terre de Sienne”, de graduação V14 localizado no lugar de escalada conhecido como Hueco Tanks.

O anúncio foi feito por meio de seu perfil no Instagram, como pode ser visto abaixo.

O vídeo acima foi liberado por um de seus patrocinadores na semana passada, onde também coloca em evidência outro escalador fenômeno: Kai Lightner. Além de ser patrocinada pela Clif Bar, também tem como patrocinadores Evolv, The North Face, e Petzl.

Biografia

Ashima Shiraishi  é filha de imigrantes japoneses (seus pais migraram para os EUA em 1978) com pai dançarino de Butô (estilo de dança japonesa moderna inspirada nos movimentos de vanguarda como expressionismo, surrealismo, construtivismo), durante um passeio no Central Park, na cidade de Nova York, foi quando experimentou a escalada pela primeira vez aos 7 anos na área de prática de boulder existente no local.

Ashima, na ocasião, apresentou qualidades impressionantes para uma iniciante e foi convidada a conhecer e treinar na academia Brooklyn Boulders.

Já aos 8 anos de idade já havia encadenado linhas de boulder com dificuldade inimaginável para alguém tão jovem como “Power of Silence” de graduação V10.

Aos 9 anos realizou ascensões nas linhas de boulders “Chablanke” (V11/12) e “Roger in the Shower” (V11), entre outros.

Aos 10 encadenou “Crown of Aragorn” (V13), tornando-se assim a pessoa mais jovem da história do esporte a escalar uma linha desta dificuldade.

Procurando diversificar a prática de sua escalada, aos 11 anos escalou a via  “Southern Smoke” no local de escalada “Red River Gorge” graduada em 5.14c (11b brasileiro).

Aos 13 anos tornou-se a primeira atleta , independente de sexo, a encadenar uma via com graduação 9a+ Fr (12a brasileiro), uma dificuldade vencida por muitos poucos escaladores em todo o mundo na história do esporte.

No Brasil, assim como na América Latina, ainda não houve nenhum atleta que tenha alcançado a marca.

Neste ano de 2015 Ashima Shiraishi venceu o campeonato mundial juvenil, tanto e boulder quanto em dificuldade (via guiada) em sua categoria.

 

A photo posted by Ashima | 阿島 (@ashimashiraishi) on

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.