Articulações do Joelho – Parte 2

www_fisioterapiaparatodos_com

Fonte: www.fisioterapiaparatodos.com

Nesse artigo vou falar sobre as lesões, a fisioterapia (pré e pós cirúrgico, em alguns casos) e colocarei dois artigos sobre o “novo” ligamento do joelho, o ligamento Antero lateral.

O ligamento Antero lateral é “novo” pra mim, lembro de ter visto em uma aula de anatomia, mas nunca foi me passado.

Peço desculpas a todos e irei me aprofundar sobre o assunto  entretanto hoje não estou apto para explicar.

A nível de curiosidade tem esses artigos que falam do ligamento Antero lateral:

Lesões mais comuns nos joelhos

ossos_do_oficio

fonte: ossosdooficio.com.br

As lesões mais comuns nos joelhos são:

  • lesões nos ligamentos: onde pode ocorrer uma descontinuidade, rompimento parcial ou total, geralmente acontece devido à torção de joelho;
  • lesões de menisco: quando o menisco estira com a rotação do joelho
  • lesões de tendão: inflamação ou rompimento total
  • fratura de patela: simples ou complexas
  • artrite: uma degeneração da cartilagem
  • condromalácia: é uma lesão da cartilagem patelar devido a degeneração prematura com amolecimento, fibrilação e aspereza dessa estrutura. A condromalacia pode ocorrer devido a trauma direto com consequente dano condral, ou variações anatômicas anormais.
  • Tendinite patelar: na região infrapatelar é mais comum nesse tipo de lesão. A tendinite patelar está associada com mais frequência a atividades repetitivas.
  • Bursite: inflamação na bursa localizada na articulação do joelho
  • Cisto de Baker: é a concentração de liquido sinovial que se forma nas bainhas dos tendões e bursas localizadas na parte posterior do joelho.
alunos_on_line

alunosonline.com.br

A fisioterapia inicialmente atua pra conter a inflamação (edema e dor), nas primeiras 24 horas é realizado a crioterapia, o que promove uma vasoconstrição (diminuição do calibre sanguíneo), reduzindo assim as hemorragias. A eletroterapia é utilizada respeitando o quadro álgico do paciente, passando a fase aguda para crônico , aparelhos como ultrassom, microondas e infravermelho (aparelhos que emitem calor) podem ser utilizados, pois promovem a vasodilatação e assim drenando a inflamação (lembrando que na fase crônica a hemorragia já foi contida; nunca utilizar calor na fase aguda da lesão).

clinica_do_joelho

foto: clinicadojoelho.com.br

Laser é um aparelho cicatricial com efeitos anti inflamatórios que é utilizado em cicatrizes e regiões como dedos. TENS é um aparelho analgésico sem nenhum poder anti inflamatório. A fisioterapia pré cirúrgica consiste em fortalecer e alongar os membros inferiores, com isso o paciente terá uma recuperação funcional mais acelerada. A fisioterapia pós cirúrgica consiste em diminuir o edema, através de drenagem, mobilização patelar, miofascial, crioterapia e eletroterapia. O alongamento e fortalecimento muscular deve ser realizado o quanto antes, para depois ser realizado exercícios de propriocepção focando a alta da fisioterapia.

Miguel é fisioterapeuta de profissão e se dedica na recuperação pós operatória na cidade do Rio de Janeiro

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.