Arquiteto propõe novo conceito de edifícios para academias de escalada que reduz custo em 20%

Construir um edifício somente para que seja não é uma realidade corriqueira no Brasil. É sabido também que os estabelecimentos considerados como das melhores academias brasileiras fizeram este tipo de abordagem.

Grande maioria são edifícios já existentes e adaptados para se tornarem uma academia de escalada. Evidentemente não há nada de errado neste tipo de filosofia, pois cada um sabe das próprias possibilidades e limitações monetárias. O item mais importante de uma academia é ser bem administrado, respeitando sempre os frequentadores do estabelecimento.

Também é de conhecimento geral que construir um edifício do zero não é barato, e é necessário ter um boa quantidade de dinheiro às mãos. Aliado a isso é necessário que os construtores procurem utilizar, desde o projeto, métodos construtivos que minimizem o impacto desta construção.

academia-moderna-escalada-3

Mesmo no exterior, onde existe maior quantidade de prédios são bem planejados e baixo custo, o sistema construtivo das paredes de escalada ainda encarecem bastante o custo de construção de uma academia. A área interna do edifício tem uma parte “comida” pela proeminência da parede.

O arquiteto austríaco Philipp Stromer, que também é escalador, sugeriu um novo conceito de edifício para a construção de uma academia de escalada que batizou de BOW System.

O sistema integra a estrutura das paredes com o muro de escalada, reduzindo assim o custo da construção em até 20%, se comparado ao método tradicional.

academia-moderna-escalada-4

Stromer sempre que entrava em uma academia se perguntava: “Como pode ser possível combinar as paredes de escalada e o edifício para uma estrutura escalável, e não duas coisas separadas?”

Em seu escritório, a Grip Architekten, o arquiteto junto de sua equipe desenvolveu uma maneira de integrar a estrutura do edifício e a parede de escalada.

O BOW System é similar ao casco de um navio, em que molduras e acabamento se combinam em uma estrutura estável. Segundo o escritório o sistema é ecológico, baixo custo e moderno que pode ser combinado a uma arquitetura contemporânea para um local que é o estado da arte da arquitetura.

academia-moderna-escalada-2

A estrutura é pré-fabricada, com cada elemento moldado individualmente para servir de base para as paredes de escalada tanto internas como externas.

Philipp Stromer ainda não conseguiu tirar o projeto do papel, mas declarou que mesmo que o edifício esteja fora da Austria, ele consegue elaborar um projeto personalizado para o uso em qualquer lugar do mundo.

Para saber mais: http://grip-architekten.com

academia-moderna-escalada-1

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.