Argentina realiza curso para formação de juízes para competições de escalada esportiva

A Federação Argentina de Ski e Andinismo (Federación Argentina de Ski y Andinismo – FASA) visando fomentar compartições de escalada, e viabilizar a possibilidade de atletas participarem dos próximos Jogos Olímpicos, está organizando um curso para a formação de juízes de competições de escalada esportiva.

O curso será realizado de 5 a 7  de outubro próximos e participará do IIIº Aberto de Boulder de Buenos Aires (que acontece nos dias 8 e 9 de outubro). A avaliação que irá determinar se o aluno está aprovado, ou não, será durante a competição.

fasa-eventos-1

O crescimento de competições de escalada tem despertado interesse de associações e de empresas em incentivar a prática do esporte no país. Atualmente uma das poucas atletas a vislumbrar a possibilidade de participar representando o país é Valentina Aguado, considerada a competidora mais forte da América do Sul. Nenhuma atleta sul-americana da atualidade igualou os resultados da atleta que treina na província argentina de San Luís.

A FASA, que comemora 75 anos de existência em 2016, formará pessoas capazes de trabalhar no julgamento de competições de escalada esportiva de competição. O objetivo é conseguir subir o nível do Campeonato Argentino de Escalada Deportiva. O curso é aberto a toda comunidade de escaladores que se interessem pelo conteúdo não sendo necessário ser associado da entidade.

Os professores do curso serão Mariano Rodríguez e Tomás Vilariño, ambos juízes nacionais da FASA.

Cursos no Brasil

No Brasil houve iniciativa de formação de route setter em um evento no Rio de Janeiro em 2015. Na ocasião houve grande procura de interessados mas, por motivos não divulgados, não houve a realização de outra edição do curso.

Desde o anúncio da participação da escalada como esporte de exibição na olimpíada de Tóquio em 2020, não foi anunciado ainda nenhuma iniciativa semelhante à da  FASA para a formação de juízes ou route setters.

Para maiores detalhes acesse: http://www.fasa.org.ar

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.